Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Sorteios das oitavas de Libertadores e Sul-Americana já têm data definida

Sorteios das oitavas da Libertadores e da Sul-Americana será em maio - Reprodução
Sorteios das oitavas da Libertadores e da Sul-Americana será em maio Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

03/05/2022 10h28

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A direção da Conmebol definiu a data dos sorteios dos confrontos das oitavas de final das Copas Libertadores e Sul-Americana: será em 27 de maio, uma sexta-feira. Ocorrerá na mesma semana da última rodada da fase de grupos das duas competições.

Entre os dias 24 e 26 de maio, terça e quinta, os 64 times participantes se enfrentarão para definir os 32 classificados às oitavas, 16 em cada campeonato. Inicialmente a Conmebol previa os sorteios das oitavas para a semana seguinte, mas resolveu antecipar. Os jogos de ida das oitavas ocorrerão na semana de 29 de junho e os da volta na de 6 de julho.

Os dois primeiros de cada grupo se classificam para as oitavas de final da Libertadores, com os líderes enfrentando os segundos — no sorteio os vencedores das chaves ficam em um pote e os vices no outro. Pode haver confronto entre equipes que estavam no mesmo grupo.

Na Sul-Americana somente o primeiro de cada chave passa para as oitavas, etapa em que cruza com os terceiros colocados dos grupos da Libertadores. No sorteio os times da Sul-Americana ficam em um pote e os da Libertadores no outro — o mando do segundo jogo é da equipe que disputava originalmente a Sul-Americana.

Os sorteios já definem os cruzamentos de todas as etapas até as finais, que serão novamente em partidas únicas. A da Sul-Americana será em 1º de outubro, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, e da Libertadores em 29 de outubro, em Guayaquil (Equador).