Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

América-MG poderá cair em grupo de clubes brasileiros na Libertadores

Jogadores do América-MG comemoram classificação na Libertadores - RODRIGO BUENDIA/AFP
Jogadores do América-MG comemoram classificação na Libertadores Imagem: RODRIGO BUENDIA/AFP

Colunista do UOL

17/03/2022 14h37

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A eliminação do Fluminense na terceira fase preliminar da Libertadores deixou o Brasil com oito clubes na etapa de grupos — o sorteio será realizado em 25 de março. Mas mesmo com a possibilidade de separar todos os representantes do país em chaves diferentes (que também são oito), o América-MG, que bateu o Barcelona-EQU e avançou das preliminares, poderá enfrentar um rival do Brasil na fase de grupos.

O regulamento da Libertadores diz que clubes de um mesmo país não podem cair no mesmo grupo, a não ser que o participante tenha vindo das etapas preliminares. Essa regra aparece principalmente porque em sorteios anteriores os times da chamada "pré-Libertadores" não eram ainda conhecidos quando ocorria o evento, ou seja, era impossível adivinhar quem passaria da fase preliminar, portanto abria-se essa exceção.

Em 2017, por exemplo, o Brasil também teve oito clubes na fase de grupos, mas os dois classificados das preliminares, o Athletico e o Botafogo, ainda não eram conhecidos na época do sorteio, ainda em dezembro de 2016, portanto não havia como evitar um possível confronto entre brasileiros, o que de fato ocorreu: Flamengo e Athletico ficaram juntos no Grupo 4.

Em 2022, entretanto, o sorteio ocorrerá com os 32 concorrentes da fase de grupos já conhecidos — os 28 classificados diretamente e os quatro oriundos das preliminares Para se dividir os potes do sorteio a Conmebol usa seu ranking de clubes, que soma pontos de conquistas em seus torneios e no campeonato da elite de cada um dos dez países filiados. A exceção são esses quatro clubes que chegam da "pré-Libertadores", que independentemente do ranking caem diretamente no pote 4, teoricamente o mais fraco.

Como já se conhecem os 32 participantes, a coluna consultou a Conmebol e perguntou se o América poderia dividir grupo com brasileiro ou se a organização poderia direcionar o time brasileiro a uma chave sem compatriota, o que faria com que todos os grupos tivessem ao menos uma equipe do Brasil. A resposta foi que a regra será mantida e os times que chegam das preliminares poderão jogador contra equipes do mesmo país, o que vale para o América-MG.

Quatro brasileiros serão cabeças de chave e portanto estarão no pote 1 — o Palmeiras como atual campeão automaticamente entra no Grupo A. Flamengo, Atlético-MG e Athletico completam o pote, com o Corinthians no 2, o Bragantino no 3 e Fortaleza e América-MG no 4. Somente o clube mineiro poderá cair numa mesma chave de brasileiro.

VEJA TODOS OS POTES DO SORTEIO

POTE 1
Palmeiras (Grupo A como atual campeão)

River Plate (ARG)
Boca Juniors. (ARG)
Flamengo
Nacional (URU)
Peñarol (URU)
Atlético-MG
Athletico

POTE 2
Cerro Porteño (PAR)
Libertad (PAR)
Independiente Del Valle (EQU)
Universidad Católica (CHI)
Emelec (EQU)
Corinthians
Colo Colo (CHI)
Vélez Sarsfield (ARG)

POTE 3
Sporting Cristal (PER)
Deportivo Cali (COL)
Red Bull Bragantino
Deportivo Táchira (VEN)
Alianza Lima (PER)
Deportes Tolima (COL)
Colón (ARG)
Caracas (VEN)

POTE 4
Fortaleza

Talleres (ARG)
Always Ready (BOL)
Independiente Petrolero (BOL)
América-MG
Estudiantes (ARG)
Olimpia (PAR)
Universidad Católica de Quito (EQU) ou The Strongest (BOL)