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Marcel Rizzo

REPORTAGEM

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Mundial será visto por menos países que Copas de Futsal e Beach Soccer

Jogadores do Al Jazira comemoram gol contra o Pirae no Mundial de Clubes - Matthew Ashton - AMA/Getty Images
Jogadores do Al Jazira comemoram gol contra o Pirae no Mundial de Clubes Imagem: Matthew Ashton - AMA/Getty Images

Colunista do UOL

04/02/2022 04h00

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A Fifa negociou os direitos de transmissão do Mundial de Clubes 2021 para 105 territórios. Serão menos torcedores vendo jogos do Chelsea (ING) e do Palmeiras do que aqueles que acompanharam as Copas do Mundo de Futsal e de Beach Soccer, torneios que ocorreram no 2º semestre de 2021 e que a federação internacional conseguiu vender para mais localidades. Mercados como Espanha e Itália ignoraram a competição de clubes, segundo documento oficial da Fifa.

O Mundial, adiado para 2022 por causa da pandemia, teve início nesta quinta-feira (3), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O Palmeiras estreia na terça-feira (8), já na semifinal, contra o vencedor de Monterrey (México) e Al Ahly (Egito), que se enfrentam no sábado (5). O Chelsea joga dia 9 com quem ganhar de Al Hilal (Arábia Saudita) e Al Jazira (Emirados Árabes).

A dificuldade em vender o Mundial para mais mercados é um dos motivos que faz o futuro da competição estar incerta. A Fifa não tem lucro com o formato atual, com sete participantes (o campeão de cada confederação, mais o representante do país-sede), e a ideia de criar um Super Mundial, com 24 participantes, está em banho-maria porque a prioridade da federação internacional, hoje, é transformar a periodicidade da Copa do Mundo de seleções em bienal.

O Mundial terá transmissão para 105 territórios — a Fifa define os locais a que negocia seus campeonatos como territórios, e não países, porque em alguns casos as vendas ocorrem para regiões que nem autônomas são. A Copa de Beach Soccer, em agosto de 2021, foi vendida para 179 territórios e a de Futsal, no mês seguinte, para 195.

A Copa do Mundo do Qatar, que será entre novembro e dezembro deste ano, já foi negociada para 201 territórios, ainda menos do que os 212 da Rússia-2018 e dos 223 do Brasil-2014, Apesar de ser o maior evento esportivo do planeta, ainda é um número muito superior ao Mundial de Clubes, quase o dobro.

No Brasil, o Mundial de Clubes foi negociado com o Grupo Bandeirantes, que terá o direito para todas as plataformas, incluindo TV aberta. Será a primeira vez que o campeonato nesse formato, que é realizado desde 2005, não passa na Globo, tradicional parceiro da Fifa no país, mas que fez uma oferta inferior à Band dessa vez.

O Fox Sports transmitirá o Mundial nos EUA, enquanto no Reino Unido, do Chelsea, será pelo Channel 4. Na América do Sul, Argentina e Chile terão o evento via Warner Media, mas alguns países, como Paraguai, Colômbia e Peru não terão a transmissão da competição. Na Europa, mercados como Itália e Espanha ignoraram o Mundial e nenhuma empresa comprou.