Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Finais da Libertadores e da Sul-Americana de 2022 serão em outubro

Taças das Copas Libertadores e Sul-Americana, torneios de clubes - Getty Images
Taças das Copas Libertadores e Sul-Americana, torneios de clubes Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

17/08/2021 06h40

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A final da Libertadores em 2022 será no fim de outubro e a decisão da Sul-Americana no início de outubro, definiu a direção da Conmebol. As datas, normalmente em novembro, tiveram que ser adiantadas por causa da Copa do Mundo, que pelo calor no Qatar será de 21 de novembro a 18 de dezembro e não nos tradicionais meses de junho e julho.

O estádio Monumental de Guayaquil, no Equador, receberá a final única da Libertadores em 29 de outubro de 2022, um sábado — a decisão de 2021, no Centenário de Montevidéu, será em 27 de novembro. Já a Sul-Americana terá seu fim no ano que vem em 1º de outubro, outro sábado, no Mané Garrincha, em Brasília — o confronto final de 2021 será em 20 de novembro, também em Montevidéu.

A Libertadores começará no meio de semana de 7 de fevereiro, com a primeira fase eliminatória, ainda sem brasileiros. Os times do país estreiam na segunda etapa, em 23 de fevereiro. A fase de grupos começa em 6 de abril e vai até 25 de maio, com a Sul-Americana seguindo esse calendário. Os torneios continuam com datas simultâneas até a semifinal:

oitavas de final: 29 de junho (ida) e 6 de julho (volta)
quartas de final: 3 de agosto (ida) e 10 de agosto (volta)
semifinais: 31 de agosto (ida) e 7 de setembro (volta)

Nas finais, a Copa Sul-Americana tem a sua primeiro e a Libertadores algumas semanas depois, diferente do que ocorrerá em 2021, quando a diferença será de apenas sete dias com os confrontos sendo realizados no mesmo estádio — a Conmebol pretende realizar uma semana de eventos em Montevidéu no fim deste ano. Com o Uruguai com mais de 60% da população já totalmente vacinada contra a covid-19 (duas doses), há possibilidade de liberação de mais de 70% dos assentos do estádio Centenário.

A Recopa-2022, que reunirá em dois confrontos os campeões da Libertadores e da Sul-Americana em 2021, será disputada em 23 de fevereiro a ida e em 2 de março a volta.