Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Prepare-se: poderemos ter Neymar x Messi em abundância nos próximos meses

Neymar e Messi vão se encontrar na final da Copa América no sábado - GettyImages
Neymar e Messi vão se encontrar na final da Copa América no sábado Imagem: GettyImages

Colunista do UOL

07/07/2021 10h40

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Está animado para ver Neymar x Messi na final da Copa América de sábado (10)? Pois poderemos ter mais ainda em 2021. Este vai ser só o primeiro dos três jogos que Brasil x Argentina devem fazer até novembro, os outros dois pelas Eliminatórias da Copa do Qatar de 2022, um deles atrasado da 6ª rodada — cancelado em março por causa da pandemia.

A Fifa deve confirmar nas próximas semanas que as duas rodadas adiadas de março serão disputadas em setembro e outubro, transformando as datas-Fifa desses dois meses em uma janela com três partidas cada, como a coluna revelou em abril.

O Brasil, pela programação, receberá a Argentina em outubro pela 6ª rodada adiada, com dia e cidade ainda indefinidos. Já em novembro os argentinos serão os anfitriões pela 14ª rodada, que pela tabela original já ocorreria neste mês.

Se Messi ou Neymar não se machucarem, ou cumprirem algum tipo de suspensão, teremos uma sequência rara de confrontos entre os dois craques por suas seleções. Nos últimos quatro encontros entre Brasil x Argentina um dos dois não esteve em campo. Neymar, machucado, não jogou a Copa América de 2019, quando os brasileiros venceram por 2 a 0 na semifinal.

Em outubro de 2018 foi Messi que não participou, porque pediu para não ser convocado após a Copa da Rússia, no triunfo brasileira por 1 a 0 em amistoso na Arábia Saudita. Já em novembro de 2019 e em junho de 2017, amistosos ganhos por 1 a 0 pela Argentina, foi Neymar que, lesionado, não atuou. Eles se enfrentaram em novembro de 2016, pelas Eliminatórias da Copa da Rússia, com vitória de 3 a 0 do Brasil, no Mineirão — Neymar marcou uma vez.

Messi ainda não sabe por qual clube jogará na próxima temporada, já que seu contrato com o Barcelona acabou. Há chance de ele permanecer na Espanha e, se isso ocorrer, não haverá como enfrentar o PSG de Neymar na fase de grupos da Liga dos Campeões, já que os dois times estarão no mesmo pote no sorteio que será realizado em agosto.

MAIS JOGOS
A Fifa aumentará em três dias as janelas que os jogadores poderão ficar com as seleções em setembro e outubro, totalizando então 12 e não os usuais nove. Já há uma previsão de dias de partidas, inclusive: 2, 6 e 10 de setembro e 7, 11 e 15 de outubro. Algum ajuste pode ser feito a pedido de empresas detentoras dos direitos de transmissão, mas há pouca flexibilidade para alterações, já que os times precisam de ao menos 72 horas de diferença entre os confrontos.

O Brasil jogará contra os seguintes adversários, não nessa ordem, que ainda vai ser definida pela Conmebol:

Setembro: Chile (fora, pela 9ª rodada), Peru (casa, pela 10ª rodada) e Colômbia (fora, pela 5ª rodada adiada de março);

Outubro: Venezuela (fora, pela 11ª rodada), Uruguai (casa, pela 12ª rodada) e Argentina (casa, pela 6ª rodada adiada de março).

Em novembro, o Brasil jogará pela 13ª e 14ª rodadas contra Colômbia, em casa, e Argentina fora, respectivamente, já com a tabela normalizada. Haverá em 2022 uma data-Fifa extra no primeiro semestre entre janeiro e fevereiro, além das usuais em março e junho, para compensar as janelas perdidas em 2020 por causa da pandemia.