PUBLICIDADE
Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

MP dá aval a jogos da Libertadores e da Sul-Americana antes das 20h em SP

Vila Belmiro, que tem jogo hoje: MP tem preocupação com aglomeração - Reprodução / Internet
Vila Belmiro, que tem jogo hoje: MP tem preocupação com aglomeração Imagem: Reprodução / Internet
Marcel Rizzo

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Colunista do UOL

20/04/2021 16h14

O Ministério Público de São Paulo recomendou que seja permitido jogos das Copas Libertadores e Sul-Americana antes das 20h, início do toque de recolher no Estado de São Paulo. Protocolo firmado entre Federação Paulista de Futebol (FPF), MP e governo estadual definiu que as partidas do Campeonato Paulista só podem começar pós-20h, para evitar aglomerações nos arredores dos estádios e outros locais públicos.

Para o MP, essa regra não precisa ser estendida aos campeonatos organizados pela Conmebol. O blog apurou que o governo deve acatar a recomendação e o jogo pela Libertadores entre Santos x Barcelona (EQU), 19h15 da noite desta terça na Vila Belmiro, em Santos, ocorrerá sem problemas.

Em ofício enviado nesta terça-feira à FPF e ao governo, o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Sarrubbo, afirmou que é melhor os clubes jogarem pouco antes do horário do toque de recolher do que exporem seus profissionais a maiores riscos em deslocamentos para outros estados e países.

A Conmebol avisou na semana passada aos clubes que, por questões comerciais, não poderia alterar horário de partidas. Dos 15 confrontos que os cinco times paulistas farão como mandantes nas Copas Libertadores e Sul-Americana, sete começarão antes das 20h. Essa semana tem, além de Santos x Barcelona, na quinta o Bragantino recebe o Tolima em Bragança Paulista pela Sul-Americana às 19h15.

Se os jogos fossem proibidos de começar antes das 20h, os clubes teriam que atuar em outro estado, como Santos e Palmeiras fizeram por Libertadores e Recopa, respectivamente, na semana passada. Os dois clubes tiveram pela Conmebol os jogos marcados para Brasília porque no momento do agendamento o futebol em São Paulo estava totalmente proibido.

Apesar da recomendação pela liberação de partidas começando antes do início do toque de recolher (que vai das 20h às 5h), Sarrubbo, também no ofício, pediu à FPF que "inste as forças de segurança a darem total apoio para evitar aglomeração de torcedores nas proximidades dos estádios em que serão realizadas partidas promovidas pela Conmebol antes das 20 horas, quando começa o toque de recolher previsto pelo Plano São Paulo, buscando assim a redução de danos".

Haverá, claro, uma avaliação do que ocorrerá na partida desta terça e outras — semana que vem tem o Corinthians, no dia 29 de abril, contra o Peñarol, pela Copa Sul-Americana, com jogo começando às 19h15 na Neo Química Arena. Se houver aglomerações o MP pode recomendar ao governo que proíba jogos antes das 20h também de torneios da Conmebol.

Veja quais são os jogos marcados para antes das 20h (todos 19h15, com exceção de um):
20/4 - Santos x Barcelona (EQU) (Fox Sports) - Libertadores
22/4 - Bragantino x Tolima (COL) (Conmebol TV) - Sul-Americana
29/4 - Corinthians x Peñarol (URU) (Conmebol TV) - Sul-Americana
4/5 - Santos x The Strongest (BOL) (Conmebol TV) - Libertadores
11/5 - Santos x Boca Juniors (ARG) (Fox Sports) - Libertadores
18/5 - Palmeiras x Defensa Y Justicia (ARG) (Conmebol TV) - Libertadores
27/5 - 19h - Palmeiras x Universitario (PER) (Facebook) - Libertadores