Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Data Fifa apresenta Endrick, dá vida a James e mantém espanhol invencível

A primeira Data Fifa de 2024 terminou oficialmente na quarta-feira (27), e a bola já rola nas maiores ligas do mundo a partir de hoje. Os duelos entre seleções definiram as últimas vagas da Eurocopa, da Copa América e serviram como testes para quem já estava classificado para ambas.

Muito prazer, Endrick

A primeira seleção brasileira de Dorival Júnior ficou marcada pela apresentação de Endrick ao futebol em escala mundial. O atacante de 17 anos fez o gol da vitória sobre a Inglaterra, em Wembley, e marcou também no empate por 3 a 3 contra a Espanha, no Santiago Bernabéu.

Em contagem regressiva para trocar o Palmeiras pelo Real Madrid, o jogador mais promissor do futebol brasileiro já pede passagem como titular na seleção e parece pronto para dar o passo seguinte na carreira: conquistar o mundo.

Lamine Yamal, da Espanha, durante amistoso contra o Brasil
Lamine Yamal, da Espanha, durante amistoso contra o Brasil Imagem: PIERRE-PHILIPPE MARCOU/AFP

O fenômeno Yamal

O amistoso entre Brasil e Espanha também marcou a apresentação — ao menos para uma parte do público brasileiro — de Lamine Yamal. O jovem, de 16 anos, conseguiu algo raro: fez o público Bernabéu aplaudir um jogador do Barcelona.

A dúvida agora é como gerenciar a carga de partidas do garoto prodígio: a seleção espanhola conta com ele para a Eurocopa, o time olímpico quer usá-lo em Paris, e o Barcelona tem pela frente a reta final da Champions League e da Liga Espanhola.

Rodri, da Espanha, cobra pênalti para abrir o placar diante do Brasil
Rodri, da Espanha, cobra pênalti para abrir o placar diante do Brasil Imagem: PIERRE-PHILIPPE MARCOU/AFP

Rodri, o invencível

O volante Rodri, autor de dois gols no empate entre Espanha e Brasil (ambos de pênalti) conseguiu um feito incrível nesta Data Fifa: ele chegou a um ano sem perder uma única partida, somados clube e seleção.

Continua após a publicidade

Rodri não estava em campo na derrota por 1 a 0 para a Colômbia, em Londres. Após o 3 a 3 contra o Brasil, ele chegou a 365 dias sem uma derrota — a última foi pela seleção, contra a Escócia, em 28 de março de 2023. No período, foram 58 jogos sem perder, incluindo o triplete do Manchester City. O clube inglês perdeu cinco vezes desde então, todas elas sem Rodri.

James Rodríguez em ação no amistoso entre Colômbia e Espanha
James Rodríguez em ação no amistoso entre Colômbia e Espanha Imagem: Divulgação/Espanha

James, renascido

Se a vida de James Rodríguez no São Paulo não é fácil, na seleção o colombiano consegue se reencontrar. Ele mudou a cara da partida contra a Espanha e começou a jogada do gol da vitória por 1 a 0, no Estádio Olímpico de Londres; além disso, foi destaque nos 3 a 2 sobre a Romênia, no Metropolitano, de Madri.

A atuação contra os espanhóis provocou elogios do técnico rival, Luis de la Fuente; já o comandante colombiano, Néstor Lorenzo, alfinetou o São Paulo. "Ele tem jogado pouco. Outro dia atuou por 11 minutos e em 11 minutos o São Paulo chegou com mais perigo do que nos 80 minutos anteriores, graças ao James", disse.

Jogadores da Costa Rica comemoram classificação para a Copa América 2024
Jogadores da Costa Rica comemoram classificação para a Copa América 2024 Imagem: Reprodução

Costa Rica será rival do Brasil

A primeira Data Fifa de 2024 definiu que Canadá e Costa Rica disputarão a Copa América, a partir de junho, nos Estados Unidos. As duas seleções garantiram as vagas no playoff: os canadenses venceram Trinidad e Tobago por 2 a 0; os costarriquenhos superaram Honduras por 3 a 1.

Continua após a publicidade

O Canadá está no Grupo A, com Peru, Argentina e Chile. Já a Costa Rica será o adversário do Brasil na estreia, pelo Grupo D; Colômbia e Paraguai completam a chave.

Robert Lewandowski em ação pela Polônia
Robert Lewandowski em ação pela Polônia Imagem: Visionhaus/Getty Images

Lewa e Kvara na Eurocopa

As três últimas participantes da Eurocopa também foram conhecidas na terça-feira: Geórgia, Polônia e Ucrânia venceram os playoffs e garantiram um lugar no maior torneio de seleções do continente.

Com as classificações definidas, o campeonato — que será disputado na Alemanha — terá a participação de Robert Lewandowski, artilheiro do Barcelona, e de Khvicha Kvaratskhelia, estrela do Napoli. Grécia, País de Gales e Islândia foram as seleções derrotadas nas finais da eliminatória.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes