Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Três boas novidades e três ausências na primeira lista de Dorival Júnior

Em sua primeira convocação como treinador da seleção brasileira, Dorival Júnior conseguiu algo raro: fez uma lista com a sua cara, mas também manteve uma base que é difícil contestar.

O treinador admitiu que, na dúvida, chamou jogadores que conhecia. Assim, deu chances a Rafael e Pablo Maia, do São Paulo, Lucas Beraldo, hoje no PSG, e Ayrton Lucas, do Flamengo. Outra novidade foi Murilo, zagueiro do Palmeiras.

Todos eles, à exceção de Beraldo, jogam no futebol brasileiro e mostram que Dorival está de olho no futebol nacional.

Mas foram três jogadores que atuam na Europa que chamaram ainda mais a atenção, e mostram que o treinador e a comissão técnica estão acompanhando de perto as principais ligas nacionais e a Champions League. Vamos a eles:

Savinho - ponta, Girona

Savinho é o segundo melhor ponta do futebol brasileiro na atual temporada, atrás apenas de Vini Jr. O jogador do Girona é um dos responsáveis pela campanha histórica do time catalão na Liga Espanhola e já marcou 9 gols e deu 7 assistências na temporada.

O jogador, revelado pelo Atlético-MG, consegue romper linhas com dribles e também impor velocidade nos contra-ataques do clube comandado por Michel. Savinho tem a vantagem de jogar pelos dois lados, o que abriria a chance de lutar com Raphinha pela posição na direita.

Wendell celebra gol pelo Porto: lateral voltou a ser chamado
Wendell celebra gol pelo Porto: lateral voltou a ser chamado Imagem: Instagram/Reprodução

Wendell - lateral-esquerdo, Porto

Continua após a publicidade

Não é a primeira vez que Wendell é convocado pela seleção principal — ele já foi chamado por Tite em 2016, quando ainda jogava no Bayer Leverkusen, mas não jogou.

Hoje no Porto, o ex-jogador do Grêmio vive boa fase: melhorou defensivamente e manteve a qualidade no ataque, tornando-se um jogador importante no esquema do técnico Sérgio Conceição.

Contra o Arsenal, na Champions League, ele ficou frente a frente com Bukayo Saka, estrela do clube londrino e da seleção inglesa. O brasileiro anulou o ponta rival, no que pode ser uma prévia do confronto em Wembley.

Maestro do meio-campo do Fulham, Andreas ganha nova chance
Maestro do meio-campo do Fulham, Andreas ganha nova chance Imagem: Ryan Pierse/Getty Images

Andreas Pereira - meio-campista, Fulham

Andreas também não é um estreante, pois esteve em dois amistosos logo depois da Copa do Mundo de 2018. O jogador do Fulham recusou mais de uma vez o chamado da seleção da Bélgica (país onde nasceu), para poder defender a amarelinha.

Continua após a publicidade

No Fulham, ele é o organizador do meio-campo: recebe a bola em praticamente todas as jogadas, dita o ritmo das transições, distribui o jogo para os pontas e atacantes. Também é o responsável pelas bolas paradas.

A experiência enfrentando alguns dos melhores jogadores do mundo, na liga mais competitiva da Europa, pode agregar muito à seleção.

Quem poderia estar e não foi chamado

Apesar de não ter nenhum absurdo ou grande injustiça, a primeira lista de Dorival Júnior não contemplou jogadores que fazem temporadas acima da média.

Apesar de boa temporada, Murillo não foi lembrado
Apesar de boa temporada, Murillo não foi lembrado Imagem: James Gill - Danehouse/Getty Images

Murillo - zagueiro, Nottingham Forest

Continua após a publicidade

O ex-jogador do Corinthians é o grande destaque do Nottingham Forest e um dos melhores zagueiros da Premier League na temporada. Além da consistência defensiva, ele tem se destacado pelos passes longos, uma característica do time do norte da Inglaterra.

Aos 21 anos e sem experiência na seleção principal, Murillo acabou perdendo a disputa para Lucas Beraldo e para o xará Murilo (do Palmeiras), ambos também estreantes.

Zagueiro Bremer comemora gol da Juventus contra o Cagliari pelo Italiano
Zagueiro Bremer comemora gol da Juventus contra o Cagliari pelo Italiano Imagem: GABRIEL BOUYS / AFP

Bremer - zagueiro, Juventus

Um dos pilares da defesa da Juventus, Bremer tem bons números na temporada e era considerado nome forte para a primeira lista de Dorival. O zagueiro, que se destaca pela potência física e pelo jogo aéreo, acabou não sendo lembrado.

O novo treinador optou por chamar Danilo, companheiro de Bremer na Juventus, que também faz temporada sólida. Mesmo jogando no miolo da defesa nas últimas temporadas, o ex-jogador do Santos foi chamado como lateral-direito.

Continua após a publicidade
Pedro tem média de um gol por jogo em 2024
Pedro tem média de um gol por jogo em 2024 Imagem: MAGA JR/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO

Pedro - atacante, Flamengo

Uma das ausências mais surpreendentes na lista de Dorival é Pedro, atacante que se destacou com o treinador no Flamengo.

Centroavante com características diferentes de Richarlison, Endrick e Rodrygo, Pedro poderia ser uma carta na manga para mudar o estilo do ataque brasileiro.

Desde o início do ano, ele disputou 9 partidas, com média de um gol por jogo — sete no Carioca e dois em amistosos da pré-temporada.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes