Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Brasileiros pelo mundo: quem se destacou antes da primeira lista de Dorival

Dorival Júnior divulga na sexta-feira (1º) a primeira lista de convocados como técnico da seleção brasileira. Na última semana, o treinador e membros da comissão técnica estiveram na Europa observando jogadores, com foco sobretudo na Inglaterra.

Às vésperas da convocação, a coluna repassa a situação dos principais candidatos a estar na lista, dentre os que atuam fora do Brasil. A seleção enfrenta Inglaterra e Espanha, nos dias 23 e 26 de março.

GOLEIROS

Ederson é nome certo na lista e deve ser o titular
Ederson é nome certo na lista e deve ser o titular Imagem: Simon Stacpoole/Offside/Offside via Getty Images

Alisson (Liverpool) - Está machucado e não será convocado. Sem ele, o time comandado por Jurgen Klopp ganhou o título da Copa da Liga Inglesa diante do Chelsea, com 1 a 0 na prorrogação.

Ederson (Manchester City) - Fez quatro defesas na vitória por 1 a 0 sobre o Bournemouth por 1 a 0; o número é mais que o dobro da média na atual temporada (1,9).

Lucas Perri (Lyon) - É reserva do Lyon. Desde a chegada ao clube, jogou apenas uma partida, contra o Lille, pela Copa da França.

LATERAIS

Yan Couto faz boa temporada e pode receber nova chance
Yan Couto faz boa temporada e pode receber nova chance Imagem: Ernesto Ryan/Getty Images

Yan Couto (Girona) - Foi visto "in loco" por Dorival na derrota para o Real Madrid, por 4 a 0, no dia 10 deste mês. A atuação foi a pior dele na temporada. Neste fim de semana, o Girona não jogou: enfrenta o Rayo Vallecano, nesta segunda.

Danilo (Juventus) - É capitão da Juventus atuando como zagueiro. Não jogou na vitória por 3 a 2 contra o Frosinone, devido a uma lesão no tornozelo sofrida contra o Verona, no dia 17 deste mês. A previsão é de que volte em 10 dias.

Emerson Royal (Tottenham) - O Tottenham teve sua partida da Premier League adiada (enfrentaria o Chelsea, que jogou a final da Copa da Liga). A fase de Royal não é boa: jogou apenas uma das últimas cinco partidas do time e chegou a ser usado como zagueiro.

Lucas Beraldo (PSG) - Jogou em sua posição de origem no empate (1 a 1) contra o Rennes. Como já foi usado como lateral-esquerdo, poderia ser opção para o setor, mas o UOL apurou que Dorival prefere chamá-lo como zagueiro.

Carlos Augusto (Internazionale) - Uma das novidades que chegaram à seleção com Fernando Diniz, o lateral-esquerdo vem ganhando espaço na Internazionale. Ele foi titular no domingo (25) contra o Lecce, porém atuando como zagueiro.

Wendell (Porto) - Teve boa atuação no empate por 1 a 1 contra o Gil Vicente. Mesmo cansado após o duelo contra o Arsenal, na quarta-feira, pela Champions League, jogou os 90 minutos da partida.

ZAGUEIROS

Zagueiro Murillo, ex-Corinthians, pode ser novidade na lista
Zagueiro Murillo, ex-Corinthians, pode ser novidade na lista Imagem: James Gill - Danehouse/Getty Images



Marquinhos (PSG) - Foi visto por Dorival no duelo contra a Real Sociedad pela Champions. No empate com o Rennes, no domingo (25) não jogou por causa de uma sobrecarga na panturrilha.

Gabriel Magalhães (Arsenal) - Voltou a fazer boa partida na goleada por 4 a 1 sobre o Newcastle. Participou do lance do 1 a 0, que acabou no gol contra de Botman.

Murillo (Nottingham Forest) - Apesar de ser um dos destaques do Nottingham Forest na temporada, não foi bem no sábado (24), contra o Aston Villa: falhou nos dois primeiros gols do rival e foi substituído no intervalo. O Nottingham perdeu por 4 a 2.

Bremer (Juventus) - Tem boas chances de estar na lista de Dorival. Neste fim de semana, em dia errático da defesa da Juventus, teve desempenho regular. O clube de Turim venceu por 3 a 2.

Éder Militão (Real Madrid) - Está afastado pelo menos até o início de abril, com uma lesão de ligamento cruzado. Conversou com Dorival em Madri, durante a passagem do técnico pela capital espanhola.

MEIO-CAMPISTAS

Lucas Paquetá pode voltar à seleção com Dorival
Lucas Paquetá pode voltar à seleção com Dorival Imagem: TONY OBRIEN/REUTERS


Casemiro (Manchester United) - A temporada difícil teve mais um capítulo no sábado (24): teve de sair do jogo contra o Fulham depois de um choque na cabeça. Apesar do susto, não deve ser problema para a seleção.

Bruno Guimarães (Newcastle) - O Newcastle foi atropelado pelo Arsenal no sábado e perdeu por 4 a 1. Ainda assim, Bruno foi um dos melhores do time de Eddie Howe. O meio-campista faz boa temporada e é uma peça fundamental da equipe.

Douglas Luiz (Aston Villa) - Teve um dos melhores desempenhos individuais do fim de semana. Comandou a vitória por 4 a 2 sobre o Nottingham Forest: fez dois gols, controlou o meio-campo, e deu um passo enorme para estar na lista.

João Gomes (Wolverhampton) - Na semana passada, marcou dois gols com Dorival na arquibancada. Neste domingo, ajudou os Wolves na vitória por 1 a 0 sobre o Sheffield United. Pode ser uma das surpresas da convocação.

Andreas Pereira (Fulham) - Outro que pode ser uma novidade na lista: foi bem na vitória por 2 a 1 do Fulham sobre o Manchester United, seu ex-clube. Durante a semana, recebeu a visita de Dorival em um treinamento.

Danilo (Nottingham Forest) - Tem feito uma temporada regular e subiu o nível de suas atuações nos últimos jogos. No sábado, porém, acabou afundando com o restante do time diante do Aston Villa.

Lucas Paquetá (West Ham) - Voltou aos treinos nesta semana e pode reforçar o West Ham contra o Brentford. A dúvida, no caso, é outra: se a CBF vai liberar a convocação, devido a uma investigação por envolvimento com apostas.

PONTAS

Continua após a publicidade
Raphinha foi o melhor em campo na goleada do Barcelona
Raphinha foi o melhor em campo na goleada do Barcelona Imagem: Reprodução/X/fcbarcelona_br



Vinícius (Real Madrid) - Foi mais uma vez a principal arma ofensiva do time na vitória contra o Sevilla, por 1 a 0. Mas o gol não saiu, e uma assistência para Lucas Vázquez acabou anulada pelo VAR.

Rodrygo (Real Madrid) - Jogando mais uma vez como atacante central, não teve sua partida mais brilhante contra o Sevilla: não conseguiu criar grandes chances e sofreu com a marcação. A pergunta não é se ele estará na lista, mas como Dorival pretende usá-lo.

Raphinha (Barcelona) - Em seu retorno ao time titular, fez talvez seu melhor jogo pelo Barcelona: marcou um belo gol, deu uma assistência e foi eleito o melhor em campo na vitória do Barcelona sobre o Getafe.

Gabriel Martinelli (Arsenal) - Deu uma assistência e criou boas chances na goleada por 4 a 1 sobre o Newcastle. Apesar da boa fase do time, faz uma temporada com números inferiores à anterior.

Savinho (Girona) - Como o Girona não jogou no fim de semana, Dorival terá como maior referência a partida em que viu o ponta ao vivo, na derrota por 4 a 0 para o Real Madrid. A amostragem não ajuda, mas a temporada do jovem de 19 anos merece elogios.

David Neres (Benfica) - Depois de uma lesão no joelho e de uma sequência no banco de reservas, voltou a brilhar: marcou um dos gols no 4 a 0 contra o Portimão. Na semana passada, já havia marcado duas vezes diante do Vizela, pela LIga Portuguesa.

Galeno (Porto) - Entrou no segundo tempo e jogou apenas 22 minutos no empate por 1 a 1 contra o Gil Vicente. Na quarta-feira, marcou o gol da vitória por 1 a 0 contra o Arsenal. Tem poucas chances de ser chamado por Dorival; antes, pode ser convocado por Roberto Martínez para a seleção de Portugal.

Richarlison vive melhor fase desde a cirurgia
Richarlison vive melhor fase desde a cirurgia Imagem: Adrian Dennis/AFP

CENTROAVANTES

Richarlison (Tottenham) - O Tottenham não jogou no fim de semana, mas a fase é a melhor desde que ele chegou ao clube. Depois da operação no púbis, em novembro, são nove gols em 11 jogos da Premier League.

João Pedro (Brighton) - É o brasileiro com mais gols na temporada entre os que jogam nas grandes ligas, com 19, mas não será chamado por Dorival. Em entrevista à TNT, o treinador descartou o centroavante, que está com uma lesão e não joga desde o dia 7 deste mês.

Vitor Roque (Barcelona) - Jogou apenas 13 minutos na vitória do Barcelona sobre o Getafe. Depois de uma sequência de dois jogos em que fez gols -- contra Osasuna e Alavés --, não foi bem na chance que teve como titular, contra o Celta.

Gabriel Jesus (Arsenal) - Uma lesão no joelho o tirou das últimas cinco partidas do Arsenal. Ainda não foi descartado por Dorival Júnior para a convocação; o clube inglês deve atualizar a situação médica do brasileiro nesta semana.

Marcos Leonardo (Benfica) - Entrou apenas nos acréscimos na vitória do Benfica sobre o Portimão, por 4 a 0. Mesmo com poucos minutos em sem nunca ter sido titular, já marcou 4 gols com a camisa do clube.

Evanílson (Porto) - Fez o gol do Porto no empate por 1 a 1 com o Gil Vicente. Ele já soma 20 na temporada e é um dos destaques da equipe de Sérgio Conceição, mas as chances de ser chamado são pequenas.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes