Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

ReportagemEsporte

Brasileiros pelo mundo: voltas de Alisson e Pombo colocam fogo no Inglês

A briga pelas primeiras posições da Premier League virou uma disputa com protagonistas brasileiros.

No sábado (9), Alisson voltou ao Liverpool com uma atuação decisiva, que garantiu a vitória por 2 a 1 contra o Crystal Palace. O goleiro foi um dos destaques do time comandado por Jurgen Klopp e transformou-se em herói com uma defesa em uma cabeçada de Andersen, nos acréscimos. Com o resultado, o Liverpool assumiu a liderança do Campeonato Inglês, com 37 pontos.

O Arsenal, que chegou à rodada como líder, perdeu por 1 a 0 para o Aston Villa, em partida que teve quatro brasileiros em campo. No fim, Douglas Luiz levou a melhor sobre o trio de "Gabriéis" -- Magalhães, Jesus e Martinelli -- coroando uma semana perfeita para o clube de Birmingham.

O ex-volante do Vasco teve uma atuação abaixo da média, mas o resultado fechou uma semana perfeita: ele havia sido um dos destaques do 1 a 0 contra o Manchester City, na quarta (6). Com a melhor semana da história recente do clube, o Aston Villa chegou a 35 pontos, ocupando a terceira posição na tabela, na cola do próprio Arsenal, que tem 36.

A briga pelas primeiras posições tem ainda o Manchester City, atual campeão inglês e da Champions League, que é o quarto colocado, com 33 pontos; e o Tottenham, que voltou a vencer após cinco jogos.

O time de Ange Postecoglu goleou o Newcastle por 4 a 1, com dois gols de Richarlison, que voltou ao time titular. O Pombo fez uma cirurgia no púbis e passou o último mês entre a recuperação e o banco de reservas. Com a vitória, o Tottenham chegou aos 30 pontos, ocupando a quinta posição.

Willian marcou na goleada do Fulham
Willian marcou na goleada do Fulham Imagem: Clive Rose/Getty Images

Mais gols na Premier League

Longe das primeiras posições da tabela, os brasileiros também brilharam. A goleada de 5 a 0 do Fulham sobre o West Ham teve assinatura verde e amarela: Willian e Carlos Vinícius marcaram, e Andreas Pereira deu uma assistência.

Quem também marcou foi Matheus Cunha. O atacante do Wolverhampton anotou no empate por 1 a 1 contra o Nottingham Forest. Depois de um início complicado de temporada, Cunha vive seu melhor momento na Premier League: nos últimos cinco jogos, foram três gols e duas assistências.

Yan Couto comemora com Miguel Gutiérrez na vitória do Girona
Yan Couto comemora com Miguel Gutiérrez na vitória do Girona Imagem: David Ramos/Getty

Savinho e Yan Couto brilham no líder Girona

O Girona foi a Montjuic, venceu o Barcelona por 4 a 2 e recuperou a liderança do Campeonato Espanhol. A atuação histórica da equipe comandada por Michel ficou marcada pelo bom desempenho dos brasileiros do elenco.

O lateral-direito Yan Couto criou a jogada do primeiro gol, com um passe longo para o ucraniano Tsygankov. O ponta-direita encontrou o compatriota Dovbyk livre para marcar. Além da jogada do gol, Couto teve bom desempenho defensivo contra João Felix, um dos principais jogadores do ataque do Barcelona.

O ponta-direito Savinho também foi importante na vitória. Além da assistência para o quarto gol, marcado por Stuani, ele foi presença constante nas jogadas do ataque. Com o passe para o uruguaio, Savinho chegou a 10 participações em gols nesta temporada: ele balançou as redes cinco vezes e deu assistências outras cinco.

Pelo Barcelona, Raphinha deu a assistência do primeiro gol em cobrança de escanteio, mas teve atuação irregular: perdeu boas oportunidades, entre elas uma arrancada em sairía cara a cara com o goleiro, mas não conseguiu dar velocidade à jogada.

Com o resultado, o Girona chegou a 41 pontos na classificação. O Real Madrid, que começou a rodada como líder pelo critério de confronto direto, tropeçou contra o Bétis: empate por 1 a 1, com assistência de William José para o gol do time andaluz.

Vanderson fez gol e foi expulso contra o Rennes
Vanderson fez gol e foi expulso contra o Rennes Imagem: Jean Catuffe/Getty Images

Na França, Vanderson marca e é expulso

O lateral-direito Vanderson teve uma tarde de altos e baixos na vitória do Monaco sobre o Rennes por 2 a 1, no sábado (9). O brasileiro fez o gol que abriu o placar e era um dos destaques da partida até ser expulso, aos 30min da segunda etapa.

Convocado pela seleção brasileira para os dois primeiros jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo, Vanderson ficou fora das últimas listas de Fernando Diniz por causa de uma lesão no joelho.

Com a vitória sobre o Rennes, o Monaco chegou a 30 pontos, ocupando a terceira posição no Campeonato Francês. O líder é o PSG, capitaneado por Marquinhos, com 36; o Nice, liderado por Dante, soma 32.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes