Topo

Ameaçado na Libertadores, Cruzeiro pega Boa para retomar trilho de vitórias

Do UOL, em Belo Horizonte

23/03/2014 06h00

Após iniciar a temporada em clima de tranquilidade assegurada pela conquista folgada do título brasileiro, o Cruzeiro inicia a disputa da semifinal do Mineiro, neste domingo, às 18h30, contra o Boa Esporte, em Varginha, sob grande pressão. Apesar de sua grande campanha no Estadual, a cobrança se explica pela situação delicada do time no Grupo 5 da Libertadores, cuja classificação ficou ameaçada depois do empate, com gosto de derrota, em 2 a 2, diante do Defensor Sporting, no Mineirão.

Dessa forma, vencer o Boa, com atuação convincente, passou a ser importante não apenas pela possibilidade de encaminhar a classificação à decisão do Estadual, mas para amenizar o abatimento da equipe com o inesperado empate diante do Defensor. O Cruzeiro vencia o time uruguaio por 2 a 0, no segundo tempo, e permitiu o empate ao adversário, com gol nos acréscimos. Os cruzeirenses buscam um bom resultado para devolver a confiança perdida.

Entre os grandes clubes brasileiros, pode-se dizer que o Cruzeiro foi o que iniciou a temporada em maior tranquilidade. Além do título brasileiro, a manutenção do elenco, com a contratação de reforços pontuais; o maior período de pré-temporada e os bons resultados desde o início do Estadual justificam o ‘clima’ de paz.

Porém, a campanha irregular na Libertadores, quando obteve apenas quatro pontos em 12 possíveis, com duas derrotas, um empate e uma única vitória, que o deixaram na terceira colocação do Grupo 5, mudaram a situação. O empate com o Defensor, na última quinta-feira, reforçou o momento de instabilidade na equipe e as críticas por parte da torcida tomaram conta do dia a dia do Cruzeiro.

Para se classificar na Libertadores, a equipe agora precisará vencer os dois jogos contra Universidad de Chile, como visitante, e Real Garcilaso, no Mineirão. Antes da competição internacional, o Cruzeiro espera retomar o caminho das vitórias e tentar amenizar o momento de grande turbulência, diante do Boa Esporte.

Esse adversário traz boas lembranças para o clube celeste quando o assunto é duelo pela semifinal do Campeonato Mineiro. Quando ainda era Ituiutaba, o time chegou duas vezes seguidas às semifinais do Estadual. Na primeira oportunidade, em  2008, conseguiu até fazer frente ao time celeste, empatando o primeiro jogo por 4 a 4, mas perdendo em Belo Horizonte por 3 a 1. Em 2009, novo encontro entre os clubes e facilidade maior para o Cruzeiro se classificar, com dois triunfos, por 4 a 1 e 2 a 1.

A equipe de Belo Horizonte conta com a vantagem no confronto, já que foi o líder da fase de classificação. O Cruzeiro poderá jogar por dois resultados iguais que se classificará, além de poder decidir a vaga no Mineirão. No encontro no primeiro turno do torneio, triunfo celeste por 3 a 1, em Varginha, quando escalou uma equipe reserva.

Para a partida deste domingo, o técnico Marcelo Oliveira confirmou que mandará o Cruzeiro com o time titular. O treinador terá duas baixas em relação ao que empatou com o Defensor. Ceará será poupado, com Mayke entrando em sua vaga e Dagoberto, com dores nas costas, foi vetado, com Willian sendo o escolhido para ser titular. O reserva Tinga, contundido, será outro desfalque. Já o volante Rodrigo Souza, ex-atleta do Boa, não foi relacionado pelo treinador entre os 22 jogadores à sua disposição.

O Boa Esporte, que se classificou com a quarta posição na fase de grupos, terá de superar a força do rival e também uma série de desfalques. O atacante Alexandre, autor de cinco gols e artilheiro do time, está suspenso pelo terceiro amarelo. O goleiro Emerson segue machucado. Wander expulso diante do Atlético, após entrada dura em Alex, ficará fora, assim como o zagueiro Thiago Carvalho, que está impedido de atuar por força contratual, já que pertence ao Cruzeiro.

BOA ESPORTE X CRUZEIRO

Data: 23/3/2014 (domingo)
Horário: 18h30
Local: Estádio Dilzon Melo, em Varginha (MG)
Árbitro: Igor Junio Benevenuto (CBF)
Auxiliares: Janette Mara Arcanjo (FIFA/MG) e Pablo Almeida Costa (CBF)

Boa Esporte
Jonatas; Edmar, Wander, Neylor e Marinho Donizete; Mateus, Marcel, Moisés e Filipinho; Francismar e Malaquias
Técnico: Ney da Matta

Cruzeiro
Fábio; Mayke, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton, Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Willian e Júlio Baptista
Técnico: Marcelo Oliveira