PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Gabriel Jesus marca três, City goleia e se aproxima de vaga nas oitavas

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/11/2018 19h53

Gabriel Jesus quebrou jejum de quase dois meses e marcou três vezes, mas também contou com ajuda do apito para marcar na goleada do Manchester City por 6 a 0 sobre o Shakhtar Donetsk, nesta quarta-feira (7), no Ettihad Stadium.

O atacante brasileiro converteu duas cobranças de penalidade. A primeira, aos 24 minutos do primeiro tempo, veio após o atacante Sterling invadir a área adversária e cair por ter chutado o chão. O árbitro húngaro Viktor Kassai enxergou falta do lateral Matviyenko, que sequer encostou no jogador do City. O terceiro, nos acréscimos, foi um golaço por cobertura.

Aos 12 do primeiro tempo, o meia David Silva havia aberto o placar. Sterling e Mahrez aumentaram para o City na etapa final.

Os ingleses se mantiveram na liderança do Grupo F, com nove pontos, e se aproximaram da vaga na próxima fase da competição europeia. Em outro duelo da chave, Lyon e Hoffenheim empataram em por 2 a 2, na França, nesta quarta. 

Na próxima rodada da Champions, dia 27 de novembro, o Manchester City visita o Lyon na França e garante a classificação às oitavas com um empate, enquanto Hoffenheim e Shakhtar se enfrentam na Alemanha. Ambos os confrontos serão às 18h (de Brasília).

Os melhores: Mahrez e Gabriel Jesus

Mahrez - REUTERS/Darren Staples - REUTERS/Darren Staples
Imagem: REUTERS/Darren Staples

O meia-atacante teve espaço de sobra para avançar e puxar contra-ataques pelo lado direito, em jogadas individuais ou tabelando com o português Bernardo Silva, também em noite inspirada. Mahrez entortou o zagueiro Rakitskyy duas vezes dentro da área antes de cruzar rasteiro para David Silva marcar o primeiro gol do City. O merecido gol do argelino saiu no fim, aos 38, em contra-ataque. Ainda deu tempo de fazer o passe para Gabriel Jesus fechar a goleada.

Já o atacante brasileiro brilhou com oportunismo de centroavante, marcando duas vezes em cobrança de pênalti e fechando o triunfo do Manchester City com uma pintura. Aos 46 minutos da etapa final, Jesus aproveitou passe de Mahrez e, livre, encobriu o goleiro Pyatov. Ele ainda perdeu boa oportunidade no primeiro tempo, em que demorou demais para finalizar e foi desarmado por Kryvtsov.

O pior: Júnior Moraes

Artilheiro do Shakhtar Donetsk nesta temporada, com 14 gols, o atacante brasileiro foi figura nula em campo, culpa também da ineficiência do meio de campo do time ucraniano em reter a bola e criar lances ofensivos. Aos 17 minutos do segundo tempo, Moraes foi substituído por Kayode.

Jesus tira a zica de gol, mas após decisão absurda do árbitro

Sterling - REUTERS/Andrew Yates - REUTERS/Andrew Yates
Imagem: REUTERS/Andrew Yates

Escalado como titular, Gabriel Jesus não anotava um gol desde 25 de setembro, em jogo contra o Oxford United, pela Copa da Liga Inglesa. O brasileiro quebrou o jejum de quase dois meses, mas após uma decisão inacreditável do árbitro húngaro Viktor Kassai, já que a tentativa de chute de Sterling foi travada pelo gramado do Ettihad Stadium, e não por um adversário. 

Quando Sterling sofreu pênalti, árbitro mandou seguir...

Talvez ciente da bobagem que cometeu, Viktor Kassai ignorou um pênalti claro em Sterling logo no início do segundo tempo, em que foi derrubado por Matviyenko dentro da área. No lance seguinte, o atacante fez bela jogada individual, deixou três marcadores para atrás e marcou o terceiro gol do City.

De olho em clássico, Guardiola poupa Aguero e Sané

Pep Guardiola optou por deixar dois de seus principais jogadores, o meia Sané e o atacante Aguero, como opções no banco de reservas diante do Shakhtar. Com o jogo sob controle, ele nem precisou mandá-los aquecer. Desta forma, o treinador poupou a dupla visando o compromisso deste domingo (11) pelo Campeonato Inglês: o Dérbi de Manchester, contra o rival United, no Ettihad Stadium.

Nove brasileiros em ação no Ettihad Stadium

Taison - REUTERS/Andrew Yates - REUTERS/Andrew Yates
Imagem: REUTERS/Andrew Yates

A partida desta quarta contou com a participação de nove jogadores brasileiros, sete deles atuando como titulares: Ederson, Fernandinho e Gabriel Jesus, pelo City; Ismaily, Maycon, Taison e Júnior Moraes, pelo Shakhtar. No segundo tempo, Alan Patrick e Wellington Nem entraram no time ucraniano.

FICHA TÉCNICA:
MANCHESTER CITY 6 X 0 SHAKHTAR DONETSK

Local: Ettihad Stadium, em Manchester (Inglaterra)
Data/Hora: 7 de novembro de 2018, às 18h (de Brasília)
Árbitro: Viktor Kassai (Hungria)
Assistentes: Gyorgy Ring e Vencel Tóth (ambos da Hungria)
Gols: David Silva, aos 12 minutos do primeiro tempo; Gabriel Jesus (de pênalti), aos 24 do primeiro tempo; Sterling, aos 2 do segundo tempo; Gabriel Jesus (de pênalti), aos 25 do segundo tempo; Mahrez, aos 38 do segundo tempo; Gabriel Jesus, aos 46 do segundo tempo.

MANCHESTER CITY: Ederson; Walker (Danilo), Stones, Laporte  e Zinchenko; Fernandinho (Delph), Bernardo Silva e David Silva (Gundogan); Mahrez, Sterling e Gabriel Jesus.
Técnico: Pep Guardiola.

SHAKHTAR DONETSK: Pyatov; Matviyenko, Kryvtsov, Rakitskyy e Ismaily; Stepanenko, Maycon (Alan Patrick), Kovalenko, Taison (Wellington Nem) e Bolbat; Júnior Moraes (Kayode).
Técnico: Paulo Fonseca

Esporte