Topo

Grêmio vive 'abril negro' e precisa triplicar gols para ir às quartas

Do UOL, em Porto Alegre

24/04/2014 06h00

Agosto chegou cedo demais para o Grêmio. O mês tido na cultura popular por 'azarado' não esperou a oitava casa do ano para aparecer no clube azul branco e preto. Em abril, a equipe gaúcha soma apenas duas vitórias em cinco jogos. A série é completa por três derrotas. Precisando vencer por dois ou mais gols de diferença o San Lorenzo no jogo de volta para ir às quartas de final da Libertadores, a ideia é contrariar o histórico recente e triplicar a média de gols.

As vitórias já ficaram para trás. No distante dia 02 desde mês o Grêmio visitou o Atlético Nacional pela Libertadores e fez 2 a 0. Em seguida, aplicou 1 a 0 no Nacional, em casa, dia 10. Mas desde então foram só infortúnios. Derrotas por 4 a 1 para o Inter, e 1 a 0 para Atlético-PR e San Lorenzo.

O histórico ofensivo não dá argumentos para esperança de virada na Libertadores. Foram apenas 4 gols marcados em 5 jogos neste mês, que gera média de 0,8 por partida. Ou seja, para seguir no torneio, na partida que encerra o mês, é necessário fazer três vezes mais.

E para acreditar nisso, o Grêmio tem dois pilares: a torcida e Luan. O primeiro ponto em que o grupo se baseia para manter o sonho do tricampeonato da América é na força dos aficionados, que prometem lotar a Arena na quarta-feira.

"Hoje [quarta] Atlético-MG e Vélez Sarsfield perderam por um gol, igual ao Grêmio, e todos são capazes de reverter em casa. O San Lorenzo é um grande time, bem montado e treinado, mas jogando em casa com apoio do nosso torcedor, acreditando e incentivando, temos condições de buscar a classificação", disse o técnico Enderson Moreira.

Outro motivo para crer no Grêmio atende pelo nome de Luan. O jovem de 21 anos entrou no segundo tempo do jogo de ida, na Argentina, ainda apresentou falta de ritmo de jogo mas promete estar totalmente recuperado para o duelo em casa.

"Ele [Luan] foi importante. As dificuldades apresentadas são normais para quem ficou tanto tempo fora [Ele esteve afastado devido a uma fratura na mão direita]. Tenho convicção que dará uma grande contribuição para o time. A equipe voltou a jogar bem e mesmo com resultado adverso se resgatou a confiança", afirmou o treinador.

Serão mais dois jogos neste mês para abrandar o 'abril negro'. Antes de pegar o San Lorenzo no duelo de volta, o Grêmio terá pela frente o Atlético-MG, domingo, às 18h30, na Arena, pela segunda rodada do Brasileirão. A delegação regressa a Porto Alegre na tarde desta quinta e volta a treinar na sexta-feira.