Topo

Grêmio diz que grupo é o mais forte da Libertadores, mas reforça esperança

Do UOL, em Porto Alegre

13/12/2013 08h00

O Grêmio não teve sorte. Na noite de quinta-feira, foi sorteado no grupo que considerou o mais forte da Libertadores. Ao lado de Newell's Old Boys-ARG, Atlético Nacional-COL e Oriente Petrolero-BOL ou Nacional-URU o Tricolor reforça esperança de sucesso.

"O próprio apresentador do sorteio disse que se trata do grupo mais forte da Libertadores. Mas quem fez a escolha foi a sorte. Quem sabe não é melhor começar na adversidade", disse o presidente do Grêmio, Fábio Koff, à Rádio Gaúcha.

"O desafio vai ser grande, são todas grandes equipes, mas é bom, pois vamos desde cedo nos mobilizando", disse o diretor executivo de futebol do Grêmio, Rui Costa, ao site oficial do clube.

O primeiro jogo do Grêmio será fora de casa. O oponente sairá do jogo da pré-Libertadores entre Oriente Petrolero, da Bolívia, e Nacional, do Uruguai.

Caso o Nacional passe da primeira fase, o grupo do Grêmio contará com 3 campeões da Libertadores, já que o time uruguaio é tricampeão (1971, 1980 e 1988). Além do próprio Grêmio, que é bicampeão (venceu em 1983 e 1985), o Atlético Nacional já venceu o torneio em 1989. O Newell's é o único que ainda não venceu, mas é um time argentino de muita tradição e que já fez duas finais.

Será a primeira vez que o Grêmio vai encontrar o Newell's na Libertadores. O Atlético Nacional foi derrotado pelos gremistas na final de 1995, última vez que o time gaúcho foi campeão. Já o Nacional foi adversário nas Libertadores de 1998 e 2002, enquanto o Oriente Petrolero também foi enfrentado em 2002.

O Grêmio disputa a Libertadores pela 15ª vez em sua história e segunda vez seguida. Neste ano, o time gaúcho passou pela LDU na pré-Libertadores, se classificou em um grupo com Fluminense, Huachipato-CHI e Caracas-VEN, mas acabou eliminado nas oitavas de final para o Santa Fé, da Colômbia.

A direção do Grêmio retorna do Paraguai com objetivo imediato: confirmar a comissão técnica para próxima temporada. Renato Gaúcho, caso renove contrato, ou seu sucessor deve ser confirmado até segunda-feira. A reapresentação dos jogadores ocorre no início de janeiro e a pré-temporada será realizada em Bento Gonçalves, na serra gaúcha.

PRÉ-LIBERTADORES É DEFINIDA E BOTAFOGO ENFRENTA A ALTITUDE

Botafogo e Atlético-PR já sabem quem serão os seus adversários na Pré-Libertadores.

 

O time carioca enfrentará dois adversários. Um é Deportivo Quito, do Equador. O outro é a altitude, já que a cidade de Quito fica a mais de 2000 metros acima do nível do mar.

 

O Atlético-PR, por sua vez, medirá forças com o Sporting Cristal, um tradicional clube peruano.

 

A classificação virá após um confronto mata-mata, em jogos de ida e volta.

CONFIRA QUAIS SÃO OS GRUPOS DA LIBERTADORES 2014

  • Grupo 1: Vélez Sarsfield (ARG), Bolívia 2, Peru 1, [Sporting Cristal (PER) ou Atlético-PR ]

  • Grupo 2: Unión Española (CHI), Argentina 3, Independiente José Terán (EQU), [Deportivo Quito (EQU) ou Botafogo]

  • Grupo 3: Cerro Porteño (PAR), O’Higgins (CHI), Deportivo Cali (COL), [Caracas (VEN) ou Argentina 5]

  • Grupo 4: Atlético-MG, Nacional (PAR), Zamora (VEN), [Morelia (MEX) ou Santa Fé (COL)]

  • Grupo 5: Cruzeiro, Defensor Sporting (URU), Peru 2, [Chile 3 x Guarani (PAR)]

  • Grupo 6: Newell’s Old Boys (ARG), Grêmio, Atlético Nacional (COL), [Oriente Petrolero (BOL) ou Nacional (URU)]

  • Grupo 7: Bolívar (BOL), Flamengo, Emelec (EQU), León (MEX)

  • Grupo 8: Peñarol (URU), Arsenal (ARG), Deportivo Anzoategui (VEN), Santos Laguna (MEX),