Topo

Golaço de Pogba e arbitragem polêmica marcam vitória da Juve sobre Napoli

Do UOL, em São Paulo

11/01/2015 19h42

A Juventus venceu o Napoli por 3 a 1 pelo Campeonato Italiano e segue líder isolado com 43 pontos, três a mais que a Roma, que só empatou o clássico contra o Napoli.

A partida foi marcada por um golaço de voleio do meio-campista Pogba e por uma arbitragem que gerou bastante reclamação dos napolitanos, ao validar o gol de Cáceres quando Chiellini estava em posição duvidosa a favor e anular um gol contra do uruguaio alegando falta em Buffon.

Fases do jogo: A Juventus teve ligeiro domínio do primeiro tempo, graças ao talentoso quarteto de meio-campo, formado por Pirlo, Marchisio, Pogba e Vidal. Apesar deste aparente controle, as finalizações dos dois times eram equilibradas.

O gol saiu após um belo lance individual aos 29 minutos: após um bom pivô de Llorente, Pogba acertou um belíssimo voleio no canto esquerdo do goleiro brasileiro Rafael, que nada conseguiu fazer para defender.

No segundo tempo, o Napoli voltou em cima e melhorou bastante graças a entrada de Mertens no lugar de Hamsik, que deu mais mobilidade ao ataque do time azul. O gol, porém, nasceu da bola parada: aos 19 minutos, Britos aproveitou um 'apagão' da zaga da Juve após escanteio e, live, colocou no fundo das redes.

Só que cinco minutos depois, Pirlo cobrou falta na cabeça de Cáceres, que recolocou a Velha Senhora em vantagem. No lance, o Napoli reclamou que Chiellini estava em posição irregular e que o lance deveria ser invalidado.

Chave do jogo: Aos 28 minutos do segundo tempo, Buffon soltou uma bola alta em cima de Cáceres, que fez gol contra. Porém, o juiz invalidou o lance, alegando que o goleiro italiano sofreu falta do zagueiro napolitano Koulibaly, em mais um lance bastante questionado pelo time da casa.

Para finalizar, aos 49 minutos, Vidal recebeu de Pirlo em velocidade, limpou os zagueiros e chutou firme de fora da área, para matar o jogo.

O melhor: Pirlo - Aos 35 anos, o volante ainda é o melhor jogador da Juventus, mesmo atuando ao lado de estrelas como Tévez, Pogba e Vidal. O italiano deu duas assistências, acertou 85% dos passes e controlou o meio-campo da equipe líder do Italiano.