Topo

Esporte


Fernandinho erra, City perde e pode ver Liverpool disparar no Inglês

Ritchie anotou de pênalti o gol da vitória do Newcastle - Lee Smith/Reuters
Ritchie anotou de pênalti o gol da vitória do Newcastle Imagem: Lee Smith/Reuters

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/01/2019 19h53

Um erro do brasileiro Fernandinho acabou sendo decisivo para o Manchester City se complicar novamente na disputa pelo título do Campeonato Inglês. Ao perder a bola e cometer um pênalti, o meio-campista da seleção brasileira na última Copa do Mundo permitiu ao Newcastle conseguir uma improvável virada e ajudar indiretamente o Liverpool. Nesta terça-feira (29), a equipe de Josep Guardiola perdeu por 2 a 1, fora de casa, e pode ver o adversário vermelho abrir até sete pontos na liderança.

Em uma rodada que contou com homenagens ao argentino Emiliano Sala, desaparecido quando voava pelo Canal da Mancha para começar sua trajetória com o Cardiff, o City abriu o placar cedo, mas caiu diante da própria passividade no St. James' Park.

A equipe de Manchester, que teve Gabriel Jesus acionado na segunda etapa, permanece com 56 pontos e agora torce contra o Liverpool. O primeiro colocado do Campeonato Inglês joga nesta quarta contra o Leicester e pode chegar aos 63. O Newcastle com a vitória chegou aos 24 e se afastou da zona de rebaixamento.

City abriu o placar com menos de um minuto, mas não sustentou o resultado - LINDSEY PARNABY/AFP
City abriu o placar com menos de um minuto, mas não sustentou o resultado
Imagem: LINDSEY PARNABY/AFP

A emoção pela homenagem a Sala acabou substituída em menos de um minuto de bola rolando. Exatamente aos 24, o argentino Sergio Agüero aproveitou oportunidade dentro da área, abriu o placar para o Manchester City e modificou totalmente o panorama previsto para o duelo.

A vantagem permitiu ao Manchester City controlar o jogo e diminuir o próprio ímpeto ofensivo. O trabalho de posse de bola sempre eficiente se sustentou até a metade da segunda etapa.

Lento e pouco criativo, o time de Guardiola viu o venezuelano Salomon Rondón acertar um belo chute, em uma bola que sobrou dentro da área, para superar Ederson e empatar a partida.

O gol permitiu ao Newcastle sonhar. Por outro lado, o City se manteve com o mesmo ritmo e errou no momento em que não poderia. O brasileiro Fernandinho perdeu a bola dentro da área e cometeu pênalti aos 35 minutos. Matt Ritchie cobrou firme de perna esquerda e venceu o goleiro brasileiro, virando o jogo para o time alvinegro.

Richarlison decide para o Everton

Richarlison abriu o placar aos 3min e deu a vitória ao Everton nesta terça-feira - Oli Scarff/AFP
Richarlison abriu o placar aos 3min e deu a vitória ao Everton nesta terça-feira
Imagem: Oli Scarff/AFP

Se o Liverpool comemorou sem jogar nesta terça, o outro time da cidade entrou em campo e contou com a ajuda decisiva de um brasileiro para vencer. Com gol de Richarlison aos 3 minutos de partida, o Everton derrotou o lanterna Huddersfield pelo placar de 1 a 0.

A equipe de Richarlison e Bernard, que atuou durante os 90 minutos, chegou aos 33 pontos, enquanto o Huddersfield permanece na última posição com 11.

Confira os resultados desta terça no Inglês:

Arsenal  2 x 1 Cardiff City
Fulham 4 x 2 Brighton
Huddersfield 0 x 1 Everton
Wolverhampton 3 x 0 West Ham
Manchester United 2 x 2 Burnley

Mais Esporte