Topo

Profissional aos 15 anos, norueguês entra na mira do Manchester United

Martin Odegaard (foto), jogador do Stromgodset, estreou pela seleção principal da Noruega aos 15 anos - Stromgodset/Divulgação
Martin Odegaard (foto), jogador do Stromgodset, estreou pela seleção principal da Noruega aos 15 anos Imagem: Stromgodset/Divulgação

01/09/2014 18h19

De acordo com o jornal inglês Daily Mail, o Manchester United pode contratar o norueguês Martin Odegaard, de apenas 15 anos. Odegaard, que atua pelo Stromsgodset, estreou pela seleção principal norueguesa em agosto, tornando-se o mais jovem atleta do país a alcançar tal feito.

Segundo a publicação, o foco nas contratações de jogadores como Radamel Falcao García e Angel di María teria diminuído as chances de negociação com o jogador do Stromgodset. No entanto, a possibilidade não foi descartada pela imprensa britânica.

“Temos os pés no chão, mas sabemos que há muita atenção sobre ele. Falei a diversos empresários e clubes que ele é muito jovem para sair”, disse Hans-Erik Odegaard, pai do meia e ex-jogador do próprio Stromgodset entre 1993 e 2003, ao jornal Sportsmail.

“Não acho que seja bom para um garoto de 15 ou 16 anos se mudar para outro país, que fala outra língua, que tem outra cultura, para ficar sozinho em um apartamento, com fome. Você precisa de sua família para ficar seguro. Se isso (transferência) é algo que vai acontecer logo, vamos nos mudar com ele. E isso não é fácil, porque eu tenho um emprego, trabalhando nas lojas de meu sogro. Temos uma família”, acrescentou.

O técnico do Stromgodset, David Nielsen, encarou a possível saída do jogador com naturalidade. “Não podemos fazer nada. Somos um clube pequeno da Noruega. Temos um jovem do qual todos estão atrás. Se alguém vem procurá-lo, ele vai embora”, disse Nielsen, que, no entanto, defende a permanência.

“Ainda acho que é a melhor coisa para que ele se desenvolva é jogar no time principal, e este é um dos poucos lugares onde ele pode jogar no time principal. Acho que ele está no lugar certo. Pelo menos por um ano e meio ou dois anos, ele está no lugar certo”, completou.

Odegaard estreou pela seleção principal da Noruega na última terça-feira, 27 de agosto, em um empate sem gols contra os Emirados Árabes Unidos. Com 15 anos e 253 dias, ele se tornou o mais jovem jogador da história a vestir a camisa da Noruega. Até então, o “caçula” era Tormod Kjellsen, que tinha 15 anos e 351 dias quando estreou em 1910.