Crias de Flu e Vasco, Abel e Milton são espelhos para elencos com promessas
Hoje no comando de Fluminense e Vasco, Abel Braga e Milton Mendes servem de espelho para talentos que começam a desabrochar em ambas as equipes.
Formados nas Laranjeiras e em São Januário, respectivamente, os treinadores têm grupos recheados de jovens que, como eles, iniciam suas trajetórias como jogadores profissionais no Tricolor e no Cruzmaltino.
Pelo lado do Flu, Abel, muito em razão da situação delicada das finanças do clube, lidera um elenco cheio de jovens oriundos de Xerém. Entre os mais promissores, o técnico tem em mãos os volantes Douglas e Wendel, o meia Gustavo Scarpa e o atacante Wellington. Além deles, Pedro, Luiz Fernando, Nogueira, Léo e outros também têm o DNA tricolor.
"A gente gostaria de ter um time mais cascudo, mas esses garotos estão virando cascudos muito novos, muito cedo. Eu trabalho feliz aqui por ter gratidão, o Fluminense me acolheu com 15 anos de idade", analisou Abel, que coleciona títulos como jogador e técnico no clube.
A trajetória de Milton Mendes no Vasco não é tão extensa quanto a de Abel no rival do jogo deste sábado, mas os primeiros passos no futebol foram dados em São Januário.
Em 1984, o catarinense desembarcou no Rio e encontrou um Vasco de muitos craques. Nos três anos passados no clube, Mendes conviveu com Roberto Dinamite, Romário, Geovani e levantou o Carioca de 87. Durante esse período, teve de conviver com a concorrência de Mazinho, titular da posição.
Em seu retorno, encontrou um grupo jovem e de promessas formadas na base vascaína. Sem muito poder de fogo para investir, o Vasco aposta em soluções caseiras como Douglas, Guilherme Costa e Henrique, além de outros que aguardam por mais chances como Thalles, Evander e Jomar, condição que Milton viveu no início de sua carreira.
A identificação do treinador com o clube, inclusive, foi fator primordial para sua contratação.
“O Milton, independentemente das qualidades profissionais e do conhecimento, tem algo que pesou na escolha: jogou no Vasco, conhece o Vasco. Estávamos relembrando episódios. E me conhece também, o que é fundamental. Para quem não sabe, ele morou aqui no clube por um curto período. Teve a chance de conquistar títulos no Vasco, comigo junto”, destacou o presidente Eurico Miranda no dia da apresentação de Milton Mendes.
Abel, de 64 anos, não chegou a cruzar com Milton Mendes, de 51, dentro das quatro linhas. Enquanto o tricolor pendurava as chuteiras em 1985, o vascaíno dava seus primeiros passos no futebol em São Januário.
Neste sábado, no entanto, na semifinal do Campeonato Carioca no Maracanã, eles terão a chance de duelar e mostrar quem melhor tem aproveitado a prata-da-casa que conhecem tão bem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.