Topo

Robinho brilha, marca pela 1ª vez em sua volta e salva o Santos na Copa BR

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

14/08/2014 21h27

O Santos não apresentava um bom futebol e seria eliminado da Copa Brasil até sua principal estrela começar a brilhar em campo. O atacante Robinho abriu o placar com um belo gol no início do segundo tempo, deu assistência para Rildo marcar o segundo e, com isso, garantiu a vitória da equipe santista contra o Londrina por 2 a 0 nesta quinta-feira, na Vila Belmiro, em jogo válido pela terceira fase da Copa do Brasil.

Como perdeu o primeiro jogo por 2 a 1 em Londrina, o placar agregado terminou em 3 a 2 para o Santos e classificou o alvinegro praiano para as oitavas de final da competição.

Robinho também salvou o Santos de um novo vexame nesta temporada. Isso porque o time de Oswaldo de Oliveira já provocou a ira da torcida ao perder o título paulista para o modesto Ituano no primeiro semestre.

Devido à classificação na Copa do Brasil, o Santos não jogará a Copa Sul-Americana. Pelo Campeonato Brasileiro, a equipe santista enfrenta o Cruzeiro no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, pela 15ª rodada da competição.

Fases do jogo:

Precisando reverter o placar desfavorável do jogo de ida, o Santos tentou pressionar o Londrina no início da partida. Aos quatro minutos, o lateral direito Cicinho teve uma grande oportunidade. O ala recebeu passe de calcanhar de Thiago Ribeiro, invadiu a área, mas não soube o que fazer com a bola. O Londrina, por sua vez, apostou nos contra-ataques e só teve a primeira boa oportunidade aos 24 minutos, quando o veloz Paulinho ganhou de Jubal e ficou na frente de Aranha, sem marcação, mas finalizou rasteiro para fora.

Após a pressão no início, o Santos não conseguiu entrar na área do Londrina e voltou a criar somente após os 40 minutos de jogo. Thiago Ribeiro, Mena e Robinho fizeram boa triangulação do lado esquerdo do ataque, mas Thiago chutou fraco contra o gol de Victor.

No segundo tempo, Paulinho aproveitou um passe errado de Robinho, invadiu a área em velocidade e chutou cruzado, a bola passou muito perto da trave de Aranha. Sem jogar um grande futebol, o Santos viu sua estrela brilhar. Robinho aproveitou o pivô de Damião, driblou o marcador e chutou cruzado no ângulo do goleiro Victor para abrir o placar.

Damião, que estava sendo vaiado, quase marcou o segundo um minuto depois. O camisa 9 acertou um voleio, mas a bola bateu na trave. Robinho ainda quase marcou mais um, de cabeça, mas o zagueiro tirou a bola em cima da linha. O lance ainda contou com uma “furada” incrível de Thiago Ribeiro, que perdeu o gol.

O Londrina só reagiu após aos 35 minutos da etapa final. O time paranaense teve duas boas oportunidades, mas parou no goleiro Aranha e também nos erros de finalização. No final da partida, Robinho voltou a brilhar. O camisa 7 driblou o zagueiro e tocou para Rildo fechar o placar.

O melhor: Robinho - O camisa 7, que foi muito bem marcado pelo volante Bidía, buscou o jogo desde o início. Movimentou-se bastante, voltava para o meio-campo para armar as jogadas, abriu o placar e ainda aplicou uma assistência para o gol de Rildo.

O pior: Thiago Ribeiro - O atacante conseguiu superar Damião, que não estava bem no jogo e foi vaiado. O camisa 11 perdeu dois gols incríveis, um sem goleiro e outro com uma "furada".

Chave do jogo: A habilidade de Robinho - A individualidade de Robinho resolveu a partida. O camisa 7 marcou o gol no momento em que o Santos não jogava bem.

Toque dos técnicos: Como de costume em vários jogos, Oswaldo de Oliveira escalou o volante Alison na proteção na zaga, fazendo a função de um terceiro zagueiro. Com isso, o treinador liberou mais os laterais – Cicinho e Mena – para apoiarem ao ataque. Já o técnico do Londrina, Cláudio Tencatti, jogou atrás da “linha da bola” durante os 90 minutos. O treinador apostou todas as fichas na velocidade de Paulinho, que puxou os poucos contra-ataques do time.

Para lembrar:

1 minuto de silêncio respeitado: O minuto de silêncio as vítimas do acidente aéreo no bairro do Boqueirão, em Santos-SP chamou a atenção pelo “verdadeiro silêncio” no estádio. Os torcedores respeitaram a homenagem, fato raro nos jogos de futebol no Brasil. O candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, e mais seis pessoas, morreram no acidente.  

Mais vaias a Damião: O atacante Leandro Damião, que não emplacou com a camisa do Santos, voltou a ser vaiado pela torcida santista na Vila Belmiro. O camisa 9 foi poupado pelos torcedores no clássico contra o Corinthians, mas não teve a mesma sorte nesta quinta-feira.

O capitão voltou: O zagueiro Edu Dracena voltou aos gramados aos seis minutos do segundo tempo da partida contra o Londrina. O defensor foi obrigado a entrar devido a uma lesão do jovem Jubal. O camisa 2 está recuperado de uma cirurgia ligamentar no joelho, sofrida em janeiro deste ano.

FICHA TÉCNICA
SANTOS-SP 2 X 0 LONDRINA-PR


Data: 14 de agosto de 2014, quinta-feira
Local: Estádio Urbano Caldeira, na Vila Belmiro, Santos (SP)
Árbitro: Wagner dos Santos Rosa (RJ)
Assistentes: Wendel de Paiva Gouveia (RJ) e Michael Correia (RJ)
Gols: Robinho aos sete minutos e Rildo aos 44 minutos do segundo tempo (Santos)
Cartões amarelos:Thiago Ribeiro e Lucas Lima (Santos); Bidía, Dirceu, Digo Roque e Paulinho (Londrina)
 
SANTOS:
Aranha, Cicinho, Jubal (Edu Dracena), David Bráz e Mena; Alison, Arouca e Lucas Lima; Thiago Ribeiro, Robinho e Leandro Damião (Rildo).
Técnico: Oswaldo de Oliveira

LONDRINA: Vitor, Lucas Ramon, Dirceu, Silvio e Allan Vieira; Diogo Roque, Bidía (Madison), Léo Maringá (Roni Dias) e Celsinho (Davi Ceará); Joel e Paulinho.
Técnico: Cláudio Tencatti