Topo

América-MG empata, e briga por título da Série B vai para a última rodada

Lance da partida entre Londrina e América-MG - Divulgação/América-MG
Lance da partida entre Londrina e América-MG Imagem: Divulgação/América-MG

do UOL, em São Paulo

18/11/2017 18h54

O líder América-MG empatou com o Londrina em 0 a 0, neste sábado (18), no Estádio do Café, e levou a briga de campeão da Série B para a última rodada. A equipe precisava de uma vitória simples para ampliar a distância sobre o Internacional, vice-líder, e conquistar o título antecipadamente.

Como os gaúchos venceram o Goiás por 2 a 0 no Estádio Serra Dourada, a vantagem dos mineiros caiu de quatro para apenas dois pontos.

Agora, o América-MG precisa vencer sua partida na última rodada, no próximo sábado (25), contra o CRB, no Estádio Independência, para obter o título. Caso os mineiros percam ou empatem, correm o risco de ceder o título, dependendo do resultado do Internacional, que tem maior saldo de gols e enfrenta o Guarani em Porto Alegre.

20 anos da Série B

A última vez que o América-MG conquistou um título de expressão nacional foi justamente a Série B, há duas décadas. Em 7 de dezembro de 1997, o time somou mais pontos que os adversários e venceu o quadrangular final —à época, o torneio era disputado em quatro fases distintas.

Londrina pressionou

Sem se intimidar contra o líder do campeonato e na busca por uma das últimas vagas para a Série A no ano que vem, o Londrina aproveitou da vantagem de jogar em casa e criou algumas das melhores chances. No primeiro tempo, quase abriu o placar em duas ocasiões.

Na primeira delas, Artur fez grande jogada e chutou tirando do goleiro João Ricardo, mas a bola bateu na trave. No rebote, Lucas Ramón tentou novamente e mandou na rede pelo lado de fora.

Poucos minutos depois, Lucas Ramon cruzou na medida para Romulo completar de cabeça. A bola foi no cantinho do gol, mas o arqueiro do América-MG foi buscar e fez uma grande defesa.

Goleiro contundido

Uma das principais peças do América-MG, o goleiro João Ricardo, teve que deixar o campo ainda no primeiro tempo devido a uma contusão. Ele vinha se recuperando de uma lesão na coxa e voltou a sentir dores no local, após fazer uma defesa.

“Estava sentindo a região latejando um pouco e não senti condições de continuar”, disse o jogador na saída para o intervalo. Ele foi substituído por Fernando Leal.

O arqueiro reserva entrou e deu conta do recado. Fechou o gol e evitou duas boas chances de gol do Londrina, com cruzamentos na área, defendendo a bola cima da linha e mantendo vivas as chances do América conquistar o título.

International Superstar Londrina

Nas mídias sociais oficiais do clube, o Londrina fez uma homenagem inusitada. Divulgou a escalação para a partida contra o América-MG da mesma forma que as equipes apareciam no game International Superstar Soccer.

Considerado um clássico do futebol no videogame, o jogo teve versões para diversos consoles, como o Super Nintendo, o Nintendo 64, o Play Station e o Mega Drive.

A franquia ficou conhecida por ter trocado de alguns jogadores importante no final dos anos 1990. No International Superstar Soccer, o atacante Ronaldo, por exemplo, era apresentado sob a alcunha de Alejo.

FICHA TÉCNICA
LONDRINA 0 x 0 AMÉRICA-MG

Motivo: 37ª rodada da Série B
Data/Hora: 18/11/2017, às 17h
Local: Estádio do Café, em Londrina (PR)
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL)
Assistentes: Pedro Jorge Santos de Araujo (AL) e Rondinelle dos Santos Tavares (AL)

LONDRINA
Cesar; Ayrton, Dirceu, Edson Silva, Lucas Ramon; Germano, Romulo (Ricardinho), Bidía (Marcinho), Negueba (Safira); Artur e Carlos Henrique
Técnico: Cláudio Tencati

AMÉRICA-MG
João Ricardo (Fernando Leal); Pará, Rafael Lima, Roger, Norberto; Juninho, Ernandes, Renan Oliveira (Gerson Magrão); Felipe Amorin (Willian), Bill e Luan
Técnico: Enderson Moreira