Topo

Avaí é letal no contra ataque e goleia Bragantino por 4 a 1 fora de casa

Do UOL, em São Paulo

09/09/2014 21h21

Nesta terça-feira, no estádio Nabi Abi Chedid, o Avaí venceu o Bragantino por 4 a 1, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, com gols de Diego Felipe (duas vezes), Anderson Lopes e Marrone. Com este resultado, o time de Santa Catarina subiu para 38 pontos e segue na cola do líder Joinville (que tem 39).

Este foi o oitavo jogo seguido que o Avaí não perde como visitante na Série B. A última derrota foi para o Boa Esporte, em março. Desde então, foram seis vitórias e dois empates longe de Santa Catarina.

Já o Bragantino se afundou um pouco mais na zona de rebaixamento. Com 20 pontos, o clube paulista está quatro pontos atrás do América-RN, o primeiro clube fora da degola.

Fases do jogo: No começo da partida, o Bragantino controlou a bola, buscou espaços para furar a retranca do Avaí. Conseguiu um chute com algum perigo com o lateral Bruno Recife, mas foi só.

Porém, aos 23 minutos, o jogo virou para a equipe de Santa Catarina: Anderson Lopes se aproveitou de um contra ataque e desestabilizou o time da casa, que passou a dar muito mais espaço para os avaianos, que marcaram mais duas vezes, primeiro numa cabeçada de Diego Felipe após cobrança de falta de Marquinhos e depois em uma subida do lateral Marrone .

No segundo tempo, o Braga tentou ir com tudo para cima, mas seguiu parando no ferrolho armado por Geninho. As melhores chances nasciam em lances de bola parada ou chutes de longe. Já sem fôlego, Avaí deixou de aproveitar tanto os contra ataques se segurou como pôde na defesa.

O melhor: Diego Felipe - Dois gols e muita velocidade, foi jogador decisivo para desestruturar a defesa do Bragantino. Com duas assistências e lançamentos precisos, o capitão Marquinhos também foi peça-chave para a consolidação da proposta de jogo do time de Geninho.
 
O pior: Samuel Santos - O lateral direito do Bragantino sofreu com a dupla Anderson Lopes e Marrone. Pelo lado esquerdo do Avaí que nasceram as principais oportunidades de ataque.
 
Chave do jogo: O gol de Anderson Lopes aos 23 minutos do primeiro tempo desestabilizou o Bragantino e deu confiança ao estilo de jogo proposto pelo Avaí: forte marcação no campo defensivo e saídas em velocidade.
 
Toque dos técnicos: Geninho não pode contar com Eduardo Costa no meio-campo e optou por improvisar o zagueiro João Filipe no setor ao lado de Revson (que também já foi zagueiro). A mudança congestionou o setor e dificultou que o Bragantino conseguisse armar jogadas e ainda deu muita liberdade para o meia Marquinhos e para os laterais Bocão e, especialmente, Marrone.
 
BRAGANTINO 1 X 4 AVAÍ
 
Data: 9 de setembro de 2014
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Assistentes: Francisco Chaves Bezerra Junior (PE) e Bruno Cesar Santos de Alcantara (PE)
Cartões amarelos: Samuel Santos, Sandro (Bragantino), Marrone e Revson (Avaí)
Gols: Anderson Lopes, aos 23 min. do primeiro tempo, Diego Felipe, aos 26 min. do primeiro tempo e aos 47 min. do segundo tempo, Marrone, aos 41 minutos do segundo tempo, (Avaí) e Guilherme Mattis, aos 27min. do segundo tempo.
 
Bragantino: Renan; Samuel Santos, Guilherme Mattis, Leonardo e Bruno Recife; Marcos Paulo (Romário, aos 11 min. do 2°t), Geandro, Sandro, Cesinha; Luisinho (Lincom, no intervalo), Mota (Diogo Sodré, aos 18 min. do 2ºt)
Técnico: PC Gusmão
 
Avaí: Vágner; Bocão, Antônio Carlos, Pablo, Marrone; João Filipe, Revson, Diego Felipe, Marquinhos (Bruno Maia, aos 45min. do 2ºt); Anderson Lopes (Willen, aos 30min. do 2ºt), Roberto (Wilker, aos 24min. do 2ºt)
Técnico: Geninho