Topo

Cruzeiro recebe o Paraná em jogo para não perder a motivação na reta final

Com um gol no ano, Fred vai começar de titular e quer voltar a marcar - Sergio Roberto Oliveira/Light Press
Com um gol no ano, Fred vai começar de titular e quer voltar a marcar Imagem: Sergio Roberto Oliveira/Light Press

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

27/10/2018 04h00

Depois que ganhou a Copa do Brasil, o Cruzeiro planejou vencer a trinca de jogos que teria como mandante. Nesta noite deste sábado (26), a equipe faz a última dessas três partidas, mas já apresenta um rendimento comprometido. O adversário da vez será o Paraná. Mesmo enfrentando o lanterna e tecnicamente inferior ao hexacampeão, Mano Menezes terá a tarefa de elevar a motivação do seu grupo para voltar a vencer depois de um tropeço frustrante diante do seu torcedor.

Nas duas partidas que sucederam o título da Copa do Brasil, o Cruzeiro apresentou desempenhos bem distintos. Quatro dias depois de levantar a taça, mostrou que ainda estava com fome de vitórias e fez 3 a 0 na Chapecoense com um futebol leve, solto e que dava pinta que o gás não teria acabado. Mas a motivação não foi a mesma contra o Ceará, e o time apresentou falta de concentração e displicência. Thiago Neves admitiu relaxamento do time, e Mano citou a falta de foco que culminou em erros bobos de início de temporada.

A insatisfação de Mano já havia acontecido na partida contra a Chape. Apesar da vitória larga, o treinador não gostou da falta de concentração no segundo tempo. Já com o jogo ganho, o Cruzeiro sofreu algumas investidas e precisou de pelo menos duas ótimas defesas do goleiro Fábio para não levar gols. Agora, o técnico terá algumas peças novas no time que poderão aproveitar a partida para mostrar trabalho.

O atacante Sassá continua suspenso, e o meia Thiago Neves não jogará por causa do terceiro amarelo. Por outro lado, Dedé e Arrascaeta, poupados no meio de semana, estão confirmados, assim como o atacante Fred. O jogador só atuou por duas vezes após retornar de lesão e ganhará uma chance iniciando como titular. Sua seca de exatos oito meses sem marcar podem servir como motivação extra. Além do camisa 9, Mancuello, Rafael Sóbis e David não estão descartados.

Apesar de não ter riscos reais de cair, o Cruzeiro busca pelo menos mais cinco pontos para ter a segurança matemática da permanência na primeira divisão. No momento, a equipe é a décima colocada, com 40 pontos. Complicada mesmo é a situação do visitante Paraná. Lanterna com 17 pontos, a equipe joga suas últimas fichas para tentar um milagre na Série A. Para isso, terá que vencer fora de casa, algo que não conseguiu até agora em 15 jogos.

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO x PARANÁ

Motivo: 31ª rodada do Brasileirão
Data/Hora: 27/10/2018, às 21h (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Michael Correia (RJ) e Silbert Faria Sisquim (RJ)

Cruzeiro: Fábio; Ezequiel (Edilson), Dedé, Léo e Egídio; Lucas Romero (Henrique) e Ariel Cabral; Mancuello (David), Arrascaeta e Rafael Sobis; Fred. Técnico: Mano Menezes.

Paraná: Richard; Junior, Jesiel, Igor e Mansur (Rayan); Leandro Vilela, Jhonny Lucas, Alex Santana; Andrey, Silvinho e Grampola. Técnico: Dado Cavalcanti.