Topo

Corinthians ganha fôlego após "maratona" com 26 jogos em 3 meses

Jogadores do Corinthians voltaram aos treinos no CT Joaquim Grava após um dia de folga - Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Jogadores do Corinthians voltaram aos treinos no CT Joaquim Grava após um dia de folga Imagem: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

24/10/2018 04h00

Ameaçado pelo rebaixamento no Brasileirão e com tempo escasso para treinar até mesmo a formação do time que enfrentou o Cruzeiro na final da Copa do Brasil, o Corinthians terá duas semanas de folga pela primeira vez desde a parada da Copa do Mundo.

O período com mais espaço entre as partidas sucede o trimestre em que a equipe alvinegra entrou em campo 26 vezes entre os dias 18 de julho e 21 de outubro. Em média, a equipe entrou em campo uma vez a cada 3,5 dias.

A partir do começo da maratona, o Corinthians teve apenas duas semanas livres para trabalhar no CT Joaquim Grava. A primeira foi há exato um mês, entre os confrontos com o Sport em Itaquera (vitória por 2 a 1) e o Inter (empate por 1 a 1, também em casa).

No início deste mês, Jair Ventura teve seis dias de intervalo entre as partidas contra América-MG (0 a 0, em Belo Horizonte) e Flamengo (revés por 3 a 0 na Arena Corinthians). Nas duas semanas seguintes, porém, a maratona voltou à tona, com dois jogos válidos pelo Brasileirão e as finais da Copa do Brasil.

Depois da perda do título, o treinador do Corinthians admitiu que a formação usada na decisão não havia sido treinada por falta de tempo. O comandante optou pelas entradas de Emerson Sheik e Jonathas, num esquema distinto dos usados nas partidas anteriores.

"Não deu para treinar com todos porque muitos jogaram contra o Santos. Não deu para colocar todo mundo junto por isso. O que mais acontece é jogar sem treinar. É a coisa mais normal no futebol com esse calendário apertado", disse Jair na ocasião.

Depois do empate por 2 a 2 com o Vitória em Salvador, o Corinthians enfrentará o Bahia, no próximo sábado, em Itaquera, pela 31ª rodada do Brasileirão. O jogo seguinte será disputado oito dias depois, diante do Botafogo, no Rio. O time corintiano ainda terá mais sete dias de intervalo até o clássico com o São Paulo na Arena Corinthians.

Na reta final do campeonato, a equipe voltará a ter jogos em sequência. Serão quatro jogos em apenas duas semanas. Na rodada derradeira, diante do Grêmio em Porto Alegre, os corintianos terão novamente uma semana de folga.

O Corinthians soma 36 pontos e ocupa a 12ª posição na tabela de classificação. O time paulista tem cinco pontos de vantagem sobre o Ceará, a primeira equipe da zona de rebaixamento.