Topo

Nico volta para jogo 100 pelo Inter como protagonista em 'time operário'

Nico López é o principal destaque do Internacional na arrancada pelo topo - Ricardo Rimoli/AGIF
Nico López é o principal destaque do Internacional na arrancada pelo topo Imagem: Ricardo Rimoli/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

26/08/2018 04h00

Nico López é o expoente técnico do Inter atualmente. Depois de trabalhar muito, o jogador atingiu seu ápice no clube que defende desde 2016. Neste domingo (26), o uruguaio fará o centésimo jogo pelo Colorado diante do Palmeiras, a partir das 16h (de Brasília) em condição bem diferente dos últimos tempos.

Nico chegou a ser afastado dos planos logo que chegou. Celso Roth pouco o utilizava alegando falta de adaptação. No ano seguinte, foi reserva durante praticamente toda temporada e ainda assim terminou o ano como goleador da equipe com 17 gols. E neste ano despontou.

Mas uma análise rápida da trajetória de Nico não aponta números ruins em momento algum. Em 2016, foram 14 jogos, 10 como titular, um gol marcado. A equipe vivia a pior fase de sua história com a trajetória que terminou na queda para Série B.

No ano passado, foram 53 partidas, 34 como titular, 17 gols marcados. Somando 3.130 minutos como titular, ele marcou um gol a cada 182 minutos. Ou seja, praticamente um gol a cada dois jogos.

E neste ano, o Internacional estava disposto a tirar o melhor de Nico. Por isso, o técnico Odair Hellmann capitaneou um trabalho especial com o jogador. Deu importância a aspectos além do campo, passou a dar ciência a ele sobre o trabalho coletivo necessário para que suas características individuais brilhassem na hora certa.

Nico entendeu que o melhor caminho a seguir era o proposto. Relatou, ainda, conversas com o vice de futebol Roberto Melo e o executivo Rodrigo Caetano que catapultaram o melhor rendimento. E o protagonismo acompanhou tal mudança.

Em 2018, o atleta de 24 anos soma 32 jogos, sendo 18 como titular. Tem nove gols e quatro assistências. Contando apenas a participação no Brasileiro, são 17 jogos, sendo nove como titular, seis gols, duas assistências. Com 907 minutos jogados, marcou um gol a cada 151 minutos em campo, a melhor média até então.

E no total são 99 partidas, 62 como titular, sendo 27 gols marcados.

Em um 'time de operários', Nico, em seu centésimo jogo, é o destaque absoluto e na impossibilidade da estreia de Paolo Guerrero, será o principal responsável por carregar o sonho do Inter de manter-se na briga pelo topo.

FICHA TÉCNICA:
INTERNACIONAL X PALMEIRAS
Local
: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data/Hora: 26 de agosto de 2018, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Luiz Claudio Regazone e Carlos Henrique Cardoso de Souza (ambos do RJ)
INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Zeca, Rodrigo Moledo, Victor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Edenílson, Patrick, Rossi e Nico López; Jonatan Alvez.
Técnico: Odair Hellmann
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gomez e Victor Luís; Thiago Santos, Bruno Henrique e Lucas Lima; Hyoran, Willian e Deyverson.
Técnico: Luiz Felipe Scolari