Topo

Em alta no São Paulo, Diego Souza alcança marca histórica no Brasileiro

Diego Souza comemora um dos seus gols marcados no Campeonato Brasileiro - Paulo Paiva/AGIF
Diego Souza comemora um dos seus gols marcados no Campeonato Brasileiro Imagem: Paulo Paiva/AGIF

Bruno Grossi e José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

25/08/2018 20h00

Não é exagero dizer que Diego Souza vai escrever o seu nome na história do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, às 11h, no Morumbi, ao defender o São Paulo contra o Ceará, ele passará a ser o quinto jogador que mais vezes disputou partidas pela principal competição nacional. No total, o camisa 9 tricolor vai ter atuado em 370 confrontos no torneio, e superará o campeão mundial de 94, Zinho.

O jogador com maior número de partidas no Brasileiro, desde a primeira edição do torneio, em 1971, é um dos grandes ídolos da clube do Morumbi. Rogério Ceni jogou 575 vezes. Já o arqueiro Fábio, completará o seu confronto de número 549 se defender o Cruzeiro neste sábado. Leonardo Moura, o de 471 se vestir a camisa do Grêmio também neste fim de semana. Quarto no ranking, Paulo Baier entrou em campo em 404 duelos.

Essa não é a única marca significativa que Diego Souza pode alcançar neste nacional. No total, o atacante já balançou as redes 95 vezes no Brasileiro, sendo o principal artilheiro do campeonato em atividade no momento (só Fred, lesionado, fez mais, com 139 tentos). Como já marcou sete em 17 partidas pelo São Paulo neste ano, a expectativa é de que ele alcance o centenário em 2018. 

A afirmação de Diego Souza no Tricolor passou também pelo trabalho de Diego Aguirre e pelo departamento de futebol do clube. Contratado no início desta temporada como o substituto de Lucas Pratto e com status de jogador de seleção brasileira, ele demorou para se adaptar ao Morumbi e, por muito pouco, não acertou a sua transferência para o Vasco.

Na época, o diretor executivo de futebol tricolor, Raí, e o técnico uruguaio conversaram com o jogador, que preferiu permanecer na capital paulista e começou a viver boa fase. No total, Diego Souza disputou 36 jogos neste ano pelo Tricolor e balançou as redes 11 vezes.

Ficha Técnica

São Paulo x Ceará

Data: 26/8/2018
Horário: 11h (de Brasília)
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Auxiliares: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)

São Paulo: Sidão; Bruno Peres, Anderson Martins, Arboleda e Reinaldo; Jucilei, Luan e Nenê; Joao Rojas, Diego Souza e Everton. Técnico: Diego Aguirre.

Ceará: Everson; Fabinho,Tiago Alves, Luiz Otávio e João Lucas; Edinho e Richardson; Ricardinho, Calyson e Leandro Carvalho; Arthur. Técnico: Lisca.