PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Maior artilheiro gringo do Grêmio, Barcos tem prova de fogo contra ex-time

Jogo contra o Grêmio deverá ser o último teste de Barcos antes do Fla pela Libertadores - Pedro Vilela/Getty Images
Jogo contra o Grêmio deverá ser o último teste de Barcos antes do Fla pela Libertadores Imagem: Pedro Vilela/Getty Images

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

22/08/2018 04h00

Contratado para ser o principal homem-gol do Cruzeiro nas ausências de Fred e Sassá, Hernán Barcos ainda não convenceu desde que chegou ao clube, há cerca de 40 dias. Com apenas um gol em oito jogos, o atacante já começa a ouvir os questionamentos sobre suas atuações e pedidos da torcida pelo reserva Raniel. Nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), o Pirata será testado pela última vez antes de um novo duelo decisivo contra o Flamengo pela Libertadores. Do outro lado, o argentino pegará ninguém menos que o Grêmio, clube que não só vestiu a camisa, como se transformou no maior artilheiro gringo da entidade.

Apesar da seca de gols, Barcos deverá seguir como titular do Cruzeiro, principalmente nos grandes jogos. Como a Raposa pegará o Flamengo na próxima quarta-feira, em duelo pela Libertadores, dificilmente o atacante jogará contra o Fluminense neste final de semana. Por isso, dar uma resposta positiva contra o Grêmio será fundamental para diminuir a sombra de Raniel no ataque. Mesmo sem estar à disposição de Mano Menezes na rodada passada, o jovem atacante teve seu nome lembrado pelo torcida no Mineirão, que pediu a saída de Barcos para a entrada do suplente.

Se os gols ainda não saíram em grandes quantidades no Cruzeiro, Barcos pode se orgulhar de uma história bonita com a camisa do Grêmio. Em agosto de 2014, o Pirata superou Alfredo Oberti e se tornou o maior goleador gringo do Tricolor gaúcho. Ao todo, o atacante marcou 45 gols em 112 jogos (média de 0,4).

Na falta de gols do atacante, meias como Arrascaeta e Thiago Neves tentam fazer o trabalho de balançar as redes. Mas o reflexo dessa escassez já é visível na tabela e vem desde antes da chegada de Barcos. O Cruzeiro tem o terceiro pior ataque do Brasileirão, com apenas 15 gols, superando apenas o Ceará (12) e o Paraná (7). Para complicar o cenário, o Grêmio tem a melhor defesa, com oito gols sofridos.

"O Barcos é um jogador importante. Ele não faz gols, mas briga muito para o nosso time e cria espaço para nós que chegamos perto da área. Na posição dele, para nós, é fundamental. Não tenho dúvida que o momento dele vai chegar. Ele tem de estar tranquilo, que tudo vai dar certo", disse o uruguaio Arrascaeta.

GRÊMIO x CRUZEIRO

Motivo: 20ª rodada do Brasileirão
Data/Hora: 22/08/2018, às 21h45 (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Michael Correia (RJ) e Silbert Faria Sisquim (RJ)

GRÊMIO: Paulo Victor; Léo Moura (Leonardo Gomes), Geromel, Kannemann  e Bruno Cortez; Jailson (Cícero), Maicon, Ramiro, Luan e Everton; Jael (André). Técnico: Renato Gaúcho.

CRUZEIRO: Fábio; Ezequiel, Léo, Manoel (Murilo) e Egídio; Lucas Romero, Lucas Silva; Robinho, Thiago Neves e Arrascaeta; Barcos. Técnico: Mano Menezes.

Esporte