PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Sem Hernane, Grêmio vai buscar reposição na base ou em 'coringas'

Eventual necessidade do Grêmio pode empurrar Luan para perto do gol  - Lucas Uebel/Grêmio
Eventual necessidade do Grêmio pode empurrar Luan para perto do gol Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre (RS)

21/08/2018 04h00

O Grêmio liberou Hernane Brocador ao Sport e não deve contratar reposição. Caso Renato Gaúcho sinta necessidade de um terceiro centroavante, para completar o grupo já servido de André e Jael, a saída será olhar para dentro do próprio clube. O time de transição e até a equipe sub-20 podem ceder alternativas pontuais. Outra medida pode ser improvisar.

Luis Henrique, do time B, e Da Silva, artilheiro no sub-20 do Grêmio, estão em observação. O segundo, inclusive, já treinou alguns dias ao lado do elenco principal recentemente.

O fechamento da janela para contratações do exterior, o andamento da temporada e a atual situação do ataque são os argumentos para o Grêmio afastar a chance de buscar novo reforço ofensivo. Hernane assinou em fevereiro e nunca esteve perto de entrar no time titular.

André, buscado semanas depois, é o dono da posição. Jael, que abriu a temporada como titular, corre por fora. A diferença de característica mantém a hierarquia atual no setor.

Luis Henrique, ex-Botafogo e Atlético-PR, chegou ao Grêmio também neste ano. O centroavante vem acumulando gols pelo time de transição e preencheu lacuna em uma equipe técnica, mas que há tempos não tinha referência ofensiva. Em 2017, o clube gaúcho chegou a tentar com Jadson, agora no Internacional.

Da Silva é titular do time sub-20 e foi chamado para treinar com o grupo principal pontualmente. Na temporada, ele tem 15 gols marcados e recebe elogios pela finalização e características físicas. O plano, contudo, é promover o jovem a médio e longo prazo.

A curto prazo, uma saída pode ser improvisar. Usar os chamados 'coringas'. Luan e Thonny Anderson são nomes do elenco principal que podem desempenhar função mais avançada. Com outras características, eles já fizeram esse papel antes. O camisa 7 foi campeão da Copa do Brasil atuando com Douglas na articulação. O jovem emprestado pelo Cruzeiro jogou com os reservas em partidas do Brasileirão.

O Grêmio volta a jogar nesta quarta-feira, quando recebe o Cruzeiro. No sábado, encara o Atlético-PR. A partida em Curitiba deverá ser com time reserva, já de olho no segundo duelo com o Estudiantes, pelas oitavas de final da Libertadores.

Esporte