PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Jovens fazem São Paulo "esquecer" desfalques e ajudam na busca da liderança

Do UOL, em São Paulo

30/07/2018 04h00

O São Paulo teve de superar os desfalques para continuar a caça ao líder Flamengo no Campeonato Brasileiro. Com boa atuação dos jovens da base do clube, o time tricolor surpreendeu o Cruzeiro ao vencer por 2 a 0 em pleno Mineirão e se manteve a apenas dois pontos do topo.

Diante da impossibilidade de escalar quatro titulares da equipe, o técnico Diego Aguirre optou pela entrada de dois atletas formados em Cotia. A atuação de Araruna, que atuou na lateral direita, e Luan, substituto de Hudson, resultou em elogios públicos do treinador. Diego Souza, um dos pilares do elenco são-paulino, também destacou o desempenho da dupla.

Após a terceira vitória nos quatro jogos disputados nos dias seguintes ao término da Copa do Mundo, Aguirre ainda ressaltou a importância da presença de André Jardine na comissão do time profissional. Auxiliar fixo do time profissional a partir da atual temporada, ele passou a ser figura importante na integração de jogadores que subiram das categorias de base. 

"Quando chegamos aqui, queríamos dar oportunidade aos meninos da base. O São Paulo tomou uma decisão que foi excelente, de deixar o Jardine no corpo técnico. Ele tem muita experiência. A base do São Paulo é muito forte, temos de aproveitar. Os meninos hoje são uma realidade", disse Aguirre. 

Araruna - Rubens Chiri/São Paulo - Rubens Chiri/São Paulo
Volante Araruna foi deslocado para a lateral direita depois da suspensão do titular Militão
Imagem: Rubens Chiri/São Paulo

O volante Luan é o mais novo exemplo do conceito adotado pelo São Paulo nos últimos meses. O atleta estreou nos profissionais contra o Corinthians, quando atuou por quatro minutos. Neste domingo, diante do Cruzeiro, jogou 86 minutos e arrancou elogios de Diego Souza.

"O time é de jovens, mas eles vêm da base com personalidade. O menino hoje [Luan], de 19 anos, teve facilidade para jogar. A gente só passa nossa experiência, porque já vivemos isso. O sonho deles se tornou realidade. Não se ganha o Campeonato Brasileiro com 11 jogadores, mas com o grupo", afirmou Diego, que abriu o placar no Mineirão.

Aguirre também voltou a escalar Liziero como titular no Mineirão. Aos 20 anos, o volante consegue emendar uma sequência de três jogos no time, posição conquistada depois de mais um desfalque, o de Jucilei, que sofreu uma lesão diante do Flamengo.

Contra o Cruzeiro, o São Paulo ainda teve a participação de mais dois jovens revelados em Cotia: o meia Shaylon, que já soma 28 partidas no time profissional, e o zagueiro Lucas Kal, emprestado ao Paraná e ao Guarani nos últimos meses - o atleta de 22 anos atuou pela primeira vez pelos profissionais do clube tricolor.

Com 32 pontos conquistados em 16 rodadas, o São Paulo volta a campo pelo Brasileirão no próximo domingo, diante do Vasco, no Morumbi. Antes, a equipe recebe o Colón, da Argentina, pela fase que antecede as oitavas de final da Copa Sul-Americana. O duelo será na quinta-feira.

Esporte