PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Grêmio inicia plano para mata-mata e 'esvazia' jogo com a Chape

Renato Gaúcho dosa titulares e tenta levar o Grêmio à frente em todas competições - Lucas Uebel/Grêmio
Renato Gaúcho dosa titulares e tenta levar o Grêmio à frente em todas competições Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

29/07/2018 04h00

O Grêmio visita a Chapecoense, neste domingo (29), às 19h (de Brasília), repetindo um plano que foi adotado nos últimos dois anos. Às vésperas de um jogo de mata-mata, o clube gaúcho preserva titulares no Campeonato Brasileiro. O expediente até pode impactar a hierarquia interna, com boas atuações de suplentes, mas em via de regra é exatamente para evitar lesões no time ideal.

A partida em Chapecó antecede o jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Flamengo, e será a primeira de uma série de vezes em que o Grêmio entrará em campo no Brasileirão com suplentes.

Ao longo de todo o mês de agosto, em virtude do mata-mata da Copa do Brasil e Libertadores, o clube gaúcho não terá melindre em preservar suas peças mais importantes.

"A gente tem uma maratona de jogos decisivos, seja por Copa do Brasil ou Libertadores, e no meio disso jogos duros no Brasileiro. E com distâncias em um país continental. Temos ideia, no momento, de dar preferência aos jogos mata-mata e vamos avaliando as condições do grupo para as rodadas do Campeonato Brasileiro", disse Alberto Guerra, diretor de futebol do Grêmio.

Na sexta-feira, Renato Gaúcho comandou um treino tático e esboçou um time reserva com Marinho, Douglas e Hernane Brocador como atrações. Juninho Capixaba, emprestado pelo Corinthians, também esteve na formação e pode estrear.

Os problemas musculares de Léo Moura e Bruno Cortez reforçam a política de preservações. O histórico, com títulos em 2016 e 2017 dentro desse planejamento, também. Mesmo que um time reserva possa fazer o Grêmio perder posições na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, como ocorreu nos últimos dois anos.

"Estamos nas três competições, vamos indo e uma hora tem que dar uma segurada. Se não, você arrebenta todo mundo. Só se a gente mandar fazer jogadores robôs", justificou Renato.

O plano deve ser repetido contra Flamengo, no próximo sábado em Porto Alegre, Vitória e Corinthians. A agenda do time gaúcho prevê duelos contra o Fla, pela Copa do Brasil, dos dias 1º e 15 de agosto. Já pelas oitavas de final da Libertadores, diante do Estudiantes-ARG, as partidas serão em 7 e 28 de agosto.

FICHA TÉCNICA
CHAPECOENSE X GRÊMIO

Data e hora: 29/07/2018 (domingo), às 19h (Brasília)
Local: Arena Condá, em Chapecó (SC)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Rodrigo Carvalhães de Miranda (RJ)
Auxiliares: Wendel de Paiva Gouvea (RJ) e Daniel do Espírito Santo Parro (RJ)

CHAPECOENSE: Jandrei; Eduardo, Rafael Thyere, Douglas e Bruno Pacheco; Elicarlos, Márcio Araújo, Osman e  Canteros; Bruno Silva e Leandro Pereira
Técnico: Gilson Kleina

GRÊMIO: Paulo Victor; Madson, Paulo Miranda, Bressan e Juninho Capixaba; Jailson, Thaciano, Marinho, Douglas e Thonny Anderson; Hernane Brocador
Técnico: Renato Gaúcho

Esporte