PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Após Paulista "comportado", F. Melo volta à cena por cartões e temperamento

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

26/07/2018 04h00

O volante do Palmeiras Felipe Melo é um jogador conhecido pelo temperamento explosivo e a marcação dura no meio de campo. No Campeonato Paulista deste ano, entretanto, o volante apareceu mais comedido, participando da construção de jogadas ofensivas e menos envolvido em lances mais fortes. Isso mudou no Campeonato Brasileiro, com o palmeirense voltando à cena pelo excesso de cartões e postura combativa quando a bola não está rolando.

Até agora, no Brasileirão, são impressionantes nove cartões amarelos em 12 partidas disputadas. Significa dizer que Felipe Melo leva amarelo em três de quatro jogos que disputa, sendo que no quinto está suspenso. Advertido novamente na última quarta, na derrota por 1 a 0 para o Fluminense, ele terá a terceira suspensão automática pela frente em 15 rodadas disputadas.

Desde o retorno após a Copa do Mundo, foram dois em três confrontos. Outro fato chama a atenção: ambos foram por entradas duras ainda no primeiro tempo. Nos últimos oito jogos disputados, foram sete cartões amarelos.

A realidade é bastante diferente do que aconteceu nas outras competições da temporada. Ao longo de todo o Paulista, o volante havia sido advertido apenas quatro vezes nas 13 partidas que disputou, sendo três delas em clássicos, que tradicionalmente têm o clima mais quente.

Os nove cartões recebidos nas 12 rodadas do Brasileiro superam os sete que Felipe Melo levou nos outros 19 jogos que disputou por todas as outras competições. A marca de 16 na temporada, atingida nesta quarta na derrota por 1 a 0 para o Fluminense, já deixou para trás, em julho, os 15 recebidos durante todo o ano passado com a camisa alviverde.

Sem a bola rolando, Felipe mostrou um pouco do temperamento mais explosivo nos últimos confrontos. Diante do Santos, entrou no meio de jogadores para separar um princípio de confusão, mas acabou se exaltando e trocando "encaradas" com Bruno Henrique. Nesta quarta, no intervalo, se irritou com a pergunta de um jornalista sobre possível falha da defesa no gol do Fluminense: "Você está de brincadeira, quer criar polêmica?".

O cartão amarelo recebido na derrota desta quarta foi o terceiro, e Felipe Melo desfalca o Palmeiras no próximo domingo, diante do Paraná, no Allianz Parque. O alviverde tem 23 pontos no Brasileirão.

Esporte