Topo

Ascensão e proximidade dos líderes não impedem Cruzeiro de manter rodízio

Titular no lado direito, Edilson deverá ser o próximo a ser poupado no Cruzeiro - Vinnicius Silva/Cruzeiro
Titular no lado direito, Edilson deverá ser o próximo a ser poupado no Cruzeiro Imagem: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

25/07/2018 04h00

Classificado para as oitavas de final da Libertadores e a seis pontos do líder Flamengo no Brasileirão. O Cruzeiro está em evolução na temporada, empolgando seu torcedor e se aproximando dos primeiros colocados. Mas a boa fase não impedirá Mano Menezes de poupar seus atletas caso seja necessário. O treinador continua com o discurso de valorizar todas as competições, mas vai continuar com o rodízio, e a partida contra o Corinthians não será exceção.

Mano Menezes já deixou claro que não quer deixar nenhum jogador fazer cinco jogos seguidos. Até o momento, Fábio, Edílson, Dedé, Léo, Thiago Neves e Arrascaeta estiveram em todos três jogos do clube após a Copa. Com exceção do goleiro, que não deverá ser poupado, Edilson, Thiago Neves e até o miolo de zaga podem ser afetados pelo rodízio previsto. Para o jogo desta quarta, o lateral sequer treinou com a equipe, abrindo vaga para Ezequiel ou Lucas Romero, bastante improvisado no setor durante a temporada passada.

"Contra o Corinthians, mudaremos dois, estourando três jogadores. Estamos tirando uns para que eles não completem uma série tão grande de jogos, e estamos dando ritmo a outros, que estarão preparados para entrar em jogos decisivos também", comentou Mano Menezes.

A preocupação pela parte física dos jogadores tem uma explicação. Com o Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores pela frente, a equipe terá jogos nos meios e fins de semana pelo menos até o dia 9 de setembro. Isso significa mais de um mês sem uma semana inteira para trabalhar e uma sequência de 16 jogos com intervalo de poucos dias entre os compromissos. Se avançar nas competições de mata-mata, o calendário continuará apertado por mais tempo.

Apesar das prováveis mudanças, o Cruzeiro não quer abrir mão de pelo menos acompanhar de perto as primeiras colocações. Vale lembrar que o clube poderá chegar até a vice-liderança em caso de vitória e uma combinação de resultados. Contudo, se o contrário acontecer e o time sair derrotado, poderá cair para o sétimo lugar.

CORINTHIANS x CRUZEIRO

Motivo: 15ª rodada, Brasileirão 2018
Data/Hora: 25/07/2018, às 21h45 (de Brasília)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Pedro Martinelli Christino (PR) e Luciano Roggenbaum (PR)

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Henrique, Léo Santos e Danilo Avelar; Gabriel, Douglas, Romero, Jadson e Clayson; Jonathas. Técnico: Osmar Loss.

CRUZEIRO: Fábio; Lucas Romero (Ezequiel), Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Ariel Cabral (Lucas Silva); Robinho, Rafinha (Thiago Neves) e Arrascaeta; Barcos. Técnico: Mano Menezes.