Topo

Grêmio vê Arthur em alta e projeta dois convocados por Tite para Copa

Geromel é um dos jogadores que o Grêmio acredita que possam ir à Copa do Mundo - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Geromel é um dos jogadores que o Grêmio acredita que possam ir à Copa do Mundo Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

28/04/2018 04h00

A lista de Tite sai apenas em 14 de maio, mas o Grêmio trabalha com a ideia de que terá dois jogadores convocados para disputa da Copa do Mundo. Pedro Geromel e Arthur são os nomes que o Tricolor projeta na seleção brasileira que jogará por um mês na Rússia. O Tricolor ainda avalia que Marcelo Grohe e Luan são alternativas, mas pela montagem do grupo deverão ficar fora da relação que embarca para o país-sede do Mundial.

O Grêmio ainda não recebeu nenhuma informação oficial sobre as convocações, mas leva em consideração sinais recentes. A presença de Tite nos próximos jogos do Tricolor é um deles.

A agenda do treinador da seleção reserva presença para os duelos contra Botafogo, neste sábado (28), no Rio de Janeiro, e Cerro Porteño-PAR, na terça-feira (1), em Porto Alegre. No Engenhão, a tendência é que o Grêmio jogue com reservas.

Aos 21 anos, Arthur foi convocado para os jogos contra Bolívia e Chile em 2017. A lesão no tornozelo esquerdo, na final da Libertadores, exigiu longa recuperação e custou novas chances em amistosos recentes da seleção. Ainda assim, o nome dele segue muito bem cotado com a comissão técnica. Os jogos a serem observados por Tite irão atualizar uma ficha já cheia de boas observações. O volante goza de bom cartaz pelo estilo de jogo, com passes curtos.

Ao longo do ano passado, Tite manteve contato com Renato Gaúcho para ouvir referências sobre Arthur. Os dois treinadores também tiveram novas conversas nesta arrancada de 2018.

Já Pedro Geromel é, aos olhos do Grêmio, uma convocação ainda mais certa. O zagueiro esteve na recente gira da seleção brasileira com os amistosos diante de Rússia e Alemanha. A indefinição sobre o suplente da defesa também faz a leitura tomar mais corpo na Arena. Aos 32 anos, o camisa 3 ganhou muitos pontos pela boa temporada passada, com ápice na reta final da Libertadores e a atuação na final do Mundial de Clubes, contra o Real Madrid.

Luan, peça-chave no Grêmio desde 2015, tem convocação mais difícil pela ideia de jogo de Tite. Na Arena, o camisa 7 ainda é visto como uma possível surpresa na relação da seleção, mas bem atrás de Geromel e Arthur até pela concorrência dos setores. Marcelo Grohe, por outro lado, tem disputa ainda mais complicada. O goleiro briga com Ederson e Cássio.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X GRÊMIO
Data e hora
: 28/04/2018 (Sábado), às 16h (Brasília)
Local: estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP)
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro e Bruno Salgado Rizo (ambos de SP)
BOTAFOGO: Jefferson, Marcinho, Carli, Igor Rabello e Gilson; Rodrigo Lindoso, Bochecha, Matheus Fernandes e Leo Valencia; Rodrigo Pimpão e Brenner (Aguirre).
Técnico: Alberto Valentim
GRÊMIO: Paulo Victor; Léo Gomes (Madson), Bressan, Paulo Miranda e Marcelo Oliveira; Michel, Jaílson, Alisson, Maicossuel e Cícero (Thonny Anderson); Jael.
Técnico: Renato Gaúcho