Topo

STJD cogita pedir interdição do Moisés Lucarelli: "bem provável"

Polícia Militar fecha o cerco contra torcedores da Ponte Preta em Campinas - Reprocução/Premiere FC - Reprocução/Premiere FC
Imagem: Reprocução/Premiere FC

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

27/11/2017 18h03

Tudo caminha para que o Moisés Lucarelli seja interditado após os incidentes ocorridos no último domingo (26). A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ainda analisa as imagens da invasão da torcida, que resultou no encerramento do jogo entre Ponte Preta e Vitória, mas admite que é ‘bem provável’ que peça a interdição do estádio.

“Está sendo analisado, mas é bem provável, justamente pela invasão”, disse Felipe Bevilacqua, procurador-geral do STJD, em entrevista ao UOL Esporte.

Os fatos ocorridos em Campinas são comparados aos que resultaram na interdição de São Januário, estádio do Vasco. O clube foi punido por seis jogos após tumulto generalizado em clássico contra o Flamengo, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em quatro deles, o Vasco atuou no Engenhão (1) e no Raulino de Oliveira (3). Nos dois últimos, atuou em São Januário, mas sem torcida.

Restando seis minutos para o término do tempo regulamentar, torcedores do clube de Campinas invadiram o gramado e deram início a uma confusão generalizada, fazendo com que o jogo fosse encerrado por falta de segurança.

A partida foi interrompida aos 39 min do 2º tempo, com os torcedores invadindo o gramado pouco depois do gol da virada do Vitória, marcado por Tréllez. Dezenas de aficionados quebraram uma grade do estádio e correram para cima dos jogadores, que conseguiram fugir para o vestiário. O goleiro Aranha foi o único que ficou em campo e conversou com alguns torcedores.

A Polícia Militar entrou em campo e conseguiu conter os torcedores, mas precisou usar cassetete e balas de efeito moral. Cenas lamentáveis, com pais tentando proteger os filhos, pessoas correndo e confusão dentro e fora do estádio. A arbitragem aguardou o término da confusão para definir se a partida continuaria ou não, mas optou por terminar o confronto.

A derrota fez com que a Ponte Preta fosse matematicamente rebaixada para a Série B. O time agora apenas cumpre tabela na última rodada da Série A em jogo contra o Vasco (3), em São Januário, às 17h.