Topo

Queridinho de Elano não vinga e passará por "reciclagem" no Santos

Gol contra o Atlético-MG foi o único marcado por Arthur Gomes na equipe profissional  - Ivan Storti/Divulgação
Gol contra o Atlético-MG foi o único marcado por Arthur Gomes na equipe profissional Imagem: Ivan Storti/Divulgação

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

18/11/2017 04h00

O atacante Arthur Gomes é considerado uma espécie de “queridinho” do técnico Elano no Santos. Prata da casa, ele foi a principal novidade do treinador desde que ele assumiu o time no lugar de Levir Culpi. No entanto, após uma reestreia perfeita, com gol diante do Atlético-MG, a revelação santista caiu de rendimento nos três jogos seguintes e será mais cobrado nos próximos dias.

Arthur Gomes será submetido a uma “reciclagem”. O atacante terá de repetir treinamentos de fundamentos como finalizações e passes. O jogador ainda passará por treinos específicos de marcação e condicionamento físico.

A comissão técnica já percebeu que o atleta cai bastante fisicamente logo no início do segundo tempo dos jogos. Na derrota para o Bahia, na última quinta-feira, em Salvador, ele foi substituído por Vladimir Hernández. A saída de Arthur Gomes na etapa final é sempre uma alteração prevista de Elano.

Um dos defeitos do jogador, identificados pela comissão técnica, é o fato dele prender demais a bola. O atacante, inclusive, é chamado de “fominha” por alguns profissionais do clube.

Segundo o Footstats, a revelação perdeu 58 bolas em nove jogos no Campeonato Brasileiro, média de 6,4 por jogo, um dos fatores que mostram que o atleta “segura” demais a bola. Arthur Gomes é o segundo jogador do time que mais perde a bola em média, perdendo somente para Bruno Henrique, com média de 9,6 por jogo.

O “queridinho” de Elano também deixa a desejar em cruzamentos e finalizações, fundamentos indispensáveis para os atacantes. Em nove jogos, ele finalizou oito vezes (três certas, 37,5% de aproveitamento). O gol contra o Atlético-MG foi o único da carreira do jogador. Além isso, foram 17 cruzamentos (apenas um certo, 5,9% de aproveitamento) e seis dribles (dois certos, 33,3% de aproveitamento).

Caso queira barrar Arthur Gomes da equipe titular, o técnico Elano tem como opções os atacantes Copete, Vladimir Hernández, Kayke e os jovens Rodrygo e Yuri Alberto.

O Santos ainda não está definido para o duelo contra o Grêmio neste domingo, às 19h (de Brasília), na Vila Belmiro, válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Lucas Lima, suspenso, e David Braz, com entorse no joelho, são desfalques.