Topo

Com show de Vinicius Jr., Flamengo bate Atlético-GO e reencontra vitória

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/08/2017 20h52

Depois de quatro jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro, o Flamengo conseguiu se recuperar e bateu o Atlético-GO por 2 a 0, na Ilha do Urubu. A partida será lembrada como a primeira grande atuação de Vinicius Jr. como profissional. O garoto, que já foi vendido para o Real Madrid por 45 milhões de euros (R$ 164 milhões), fez dois gols, criou perigo em outras jogadas e foi decisivo na quarta partida como titular.

Com o resultado, o Flamengo chega a 32 pontos e alcança a 5ª colocação, mas com um jogo a mais que a maioria dos adversários. Já o Atlético-GO segue na lanterna, com 15 pontos.

Vinicius Jr. comemora com Lucas Paquetá - Fernando Soutello/AGIF - Fernando Soutello/AGIF
Imagem: Fernando Soutello/AGIF

O Flamengo dominou o jogo naturalmente desde o primeiro tempo, já que o Atlético-GO recuou e praticamente não conseguiu contra-ataques. Mas o time carioca só conseguiu criar três chances de gol e parou na boa atuação do goleiro Felipe. Do outro lado Diego Alves teve que fazer uma defesa difícil em chute de longe de Walter.

No segundo tempo o Flamengo começou muito melhor, acertou uma bola na trave aos 2min e conseguiu fazer o primeiro gol aos 10min, após boa assistência de Márcio Araújo e ótima finalização de Vinicius Jr.. O Atlético-GO teve que partir para o ataque, deixou muitos espaços na defesa e assim saiu o segundo gol, novamente do jovem revelado pelo Flamengo.

O show de Vinicius Jr.

No quarto jogo em que foi titular pelo Flamengo, Vinicius Jr. conseguiu fazer a melhor atuação da carreira como profissional. Aos 10min, ele recebeu um passe em profundidade de Márcio Araújo, mostrou muita velocidade para chegar na frente do defensor e finalizou de canhota para o gol. Aos 29min, após passe de Lucas Paquetá, o jovem de 17 anos ficou frente a frente com o goleiro, driblou com um toque rápido e finalizou para o gol aberto. 

Mas Vinicius não foi o melhor do jogo apenas por causa dos gols. Ele criou boas jogadas inidividuais, que desestabilizaram a retranca do Atlético-GO, e também chegou perto de fazer gols de cabeça duas vezes. No final ele sentiu dores na perna direita, mas não foi substituído porque o Flamengo já tinha gastado as três substituições. Ele informou que era apenas cãibra.

Improvisos

Reinaldo Rueda escalou o Flamengo com duas improvisações: o zagueiro Rafael Vaz jogou como lateral esquerdo, e o meia Lucas Paquetá atuou como centroavante. E os desempenhos foram bem diferentes: o primeiro teve atuação mediana e foi substituído por Renê no intervalo. Já o jovem Paquetá conseguiu ser importante em cobranças de bola parada, teve boa movimentação e deu uma assistência.

Ironia que deu errado

A conta do Atlético-GO no Twitter já é famosa por publicar mensagens engraçadas e, neste sábado, ironizou o volante Márcio Araújo antes de a bola rolar. Mas o volante, que é muito criticado por flamenguistas, teve boa atuação. No 1º tempo, foi ele que teve a primeira chance de gol, mas Felipe fez difícil defesa. Na etapa final, ele deu assistência para gol de Vinicius Jr.. Por outro lado, Márcio tomou um cartão amarelo e está suspenso para a próxima partida do Flamengo no Campeonato Brasileiro.

Flamengo desfalcado

O técnico Reinaldo Rueda teve que lidar com quatro desfalques graves para o jogo deste sábado. Além dos dois centroavantes, Guerrero e Vizeu, também ficaram fora Everton e Trauco, normalmente titulares no lado esquerdo do Flamengo.

Charanga do Flamengo

A tradicional charanga do Flamengo, primeira torcida organizada do Brasil, voltou ao estádio. Ela não comparecia aos jogos desde o ano passado, mas a partir de agora promete estar presente em todas partidas. A loja oficial do Fla e um dos patrocinadores do clube bancaram o retorno.

Próximos jogos

O Flamengo vai enfrentar o Botafogo, na quarta-feira (23), pela semifinal da Copa do Brasil. Pelo Brasileirão a próxima partida será contra o Atlético-PR, fora de casa, no próximo domingo (27). Já o Atlético-GO vai se preparar para encarar o Corinthians no sábado (26), em São Paulo.

FLAMENGO 2 x 0 ATLÉTICO-GO

Local: Ilha do Urubu, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 19/08/2017
Árbitro:  Rodolpho Toski Marques (PR - Fifa) 
Público: 7.082 pagantes
Renda: R$ 319.740,00
Cartões amarelos: Márcio Araújo (FLA), Vinicius Jr. (FLA), Igor (AGO), Jonathan (AGO) e Andrigo (AGO)
Gols: Vinicius Jr., aos 10min e aos 29min do 2º tempo

FLAMENGO
Diego Alves; Pará, Réver, Rhodolfo e Rafael Vaz (Renê e depois Rodinei); Márcio Araújo, Willian Arão e Everton Ribeiro; Vinicius Jr., Geuvânio (Diego) e Lucas Paquetá
Técnico: Reinaldo Rueda

ATLÉTICO-GO
Felipe; Jonathan (André Castro), William Alves, Gilvan e Bruno Pacheco; Paulinho e Igor; Diego Rosa (Luiz Fernando), Jorginho e Andrigo (Breno Lopes); Walter
Técnico: João Paulo Sanches