Topo

Rápido e mortal: ataque do Palmeiras faz a diferença na ponta da tabela

do UOL, em São Paulo

18/07/2016 06h00

Já ouviu aquele ditado de que a melhor defesa é o ataque? É exatamente assim que pensa Cuca, que acertou a equipe do Palmeiras e vem recebendo elogios pela maneira com que o líder do Campeonato Brasileiro tem jogado. Apesar de a equipe ter a segunda melhor defesa da competição - empatado com Inter, São Paulo e Santos -, é a parte ofensiva que chama atenção na melhor campanha do torneio até o momento.

Além de ter o melhor ataque da Série A, são 31 gols marcados em 15 jogos, uma média de pouco mais de dois gols por partida, o Palmeiras também está mostrando outra característica marcante: uma blitz para cima dos adversários antes dos primeiros 20 minutos de bola rolando.

TABELINHA: MELHOR PALMEIRAS DESDE 94 VAI TER QUE SE VIRAR SEM PRASS E GABRIEL JESUS, DIZ PVC; OUÇA

Foi assim em dez dos 15 jogos já disputados no Campeonato Brasileiro. Apesar de não sair como vencedor de todos - empatou com Coritiba e Santos e perdeu para o Cruzeiro -, a marcação adiantada logo no começo da partida se mostrou eficaz, abrindo caminho para vitórias contra Atlético-PR, Grêmio, Flamengo, América-MG, Figueirense, Sport e Internacional antes mesmo da metade da etapa inicial.

Se esse número já parece bom, o cenário fica ainda melhor se analisarmos apenas os últimos cinco jogos do Palmeiras, quando a equipe conseguiu abriu o placar até os dez primeiros minutos de bola rolando. Foi assim que, inclusive, a equipe conquistou sua décima vitória no Campeonato Brasileiro, superando o Internacional por 1 a 0, com um gol anotado por Erik exatamente aos 10min da etapa inicial.

Cuca, inclusive, já deu declarações deixando clara sua vontade de jogar para frente, priorizando sempre o ataque. "Saio mais feliz do que triste hoje, óbvio. Prefiro ganhar de 4 a 3 do que de 1 a 0. Hoje, por exemplo, tivemos 23 chances de gol, é muita coisa", desabafou o treinador após vencer o Santa Cruz por 3 a 1 na nona rodada da Série A.

Ainda vale lembrar que, além do melhor ataque - tem seis gols a mais que o Corinthians, vice-líder -, o Palmeiras passou em branco apenas em uma única partida. Aconteceu no clássico contra o São Paulo, no Morumbi, válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, quando foi derrotado por 1 a 0, com gol anotado por Paulo Henrique Ganso.