Topo

Sequência invicta de 14 jogos e motivação do Figueirense não preocupam o Fluminense

Abel conversa com Sobis e Fred durante treino: dupla é esperança de gols em Floripa - Dhavid Normando/Photocamera
Abel conversa com Sobis e Fred durante treino: dupla é esperança de gols em Floripa Imagem: Dhavid Normando/Photocamera

Luiz Maurício Monteiro

No Rio de Janeiro

20/11/2011 06h15

Lá se vão quase três meses que o Figueirense não sabe o que é perder. O último revés foi contra o São Paulo, por 2 a 1, no Orlando Scarpelli, no dia 3 de setembro, pela 21ª rodada do Brasileirão. Ao todo são 14 partidas de invencibilidade que levaram a equipe do técnico Jorginho à quarta colocação do Brasileirão com o direito de sonhar com a vaga inédita na Libertadores. Razões não faltam para os jogadores do Figueira se sentirem motivados, mas nada disso deve tirar o sono dos atletas tricolores. Pelo menos, é isso o que garante o lateral-direito Mariano.


"Pela sequência que vêm tendo, eles devem ir muito motivados para esse jogo. Mas como eu já dise, nós temos que chegar lá e mostrar o nosso trabalho. Mostrar a camisa do Fluminense e jogar de igual para igual. Estamos numa boa fase também e se fizermos isso, teremos condições de vencer", disse.

E como fator favorável ao Flu para este confronto com o Figueirense, em Florianópolis, Mariano cita o bom retrospecto da equipe carioca longe do Rio de Janeiro. Sem contabilizar os clássicos, o time do técnico Abel Braga atuou 15 vezes como visitante neste Brasileirão e venceu sete, ou seja, quase 50% de aproveitamento.

"Nós temos uma sequência de boas vitórias fora de casa e temos que levar isso para o jogo contra o Figueirense. É uma motivação maior para o nosso time. Até porque quem quer ser campeão tem que vencer fora de casa, e isso nós estamos fazendo.  O objetivo é derrotar o Figueirense para seguirmos com chances de ser campeões", afirmou o lateral, lembrando ainda outro dado que poderá ajudar o Flu a brigar pelo caneco nas últimas duas rodadas: a conquista antecipada da vaga na Libertadores que pode ocorrer com uma combinação de resultados.

"Se já tivermos esse objetivo conquistado, vai ser bom para dar mais tranquilidade para uma outra meta que é o título. Se alcançarmos essa vaga na Libertadores antes da última rodada, vamos estar ainda mais motivados para buscar o título".

Com 59 pontos, o Fluminense faz um verdadeiro confronto direto com o Figueirense, que tem 57, neste domingo, às 19h, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. A vitória poderá garantir o Tricolor na Libertadores 2012, dependendo de uma combinação de resultados, e ainda deixará vivo o sonho do título.