Topo

Ex-jogador da NFL se declara homossexual: 'Tirei um peso dos ombros'

Ryan O"Callaghan, 33 anos, atuou por New England Patriots e Kansas City Chiefs - NFL via Getty Images
Ryan O'Callaghan, 33 anos, atuou por New England Patriots e Kansas City Chiefs Imagem: NFL via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

20/06/2017 16h55

Ryan O’Callaghan, 33 anos, anunciou sua homossexualidade em entrevista publicada nesta terça-feira pelo site Outsports, dedicado a atletas LGBTT. Jogador da NFL durante seis temporadas, defendeu New England Patriots (2006 a 2008) e Kansas City Chiefs (2009 a 2011) antes de se aposentar por conta de lesões.

Ao veículo, O’Callaghan disse ter percebido sua opção sexual ainda durante a adolescência, mas optou por mantê-la em sigilo de familiares e colegas até o fim de sua carreira. Afastado do esporte desde 2011, viciou-se em analgésicos, e só abandonou os remédios mediante terapia. Durante as sessões de aconselhamento, sentiu-se confortável para tornar pública sua homossexualidade.

Para O’Callaghan, a NFL tem mais atletas gays que não tornam pública a opção. “Ninguém vai presumir que um grande jogador de futebol é gay”, disse ao site. “Por isso que um time de futebol é um lugar tão bom para se esconder”, acrescentou.

O ex-jogador disse ter pensado em suicídio após o fim da carreira, mas mudou de planos após sessões com Susan Wilson, terapeuta indicada pelo Chiefs. Foi a ela que o ex-jogador se abriu pela primeira vez a respeito da homossexualidade. Em seguida, passou a conversar com atletas e ex-atletas.

“Você precisa ser muito mais forte na hora de ser honesto do que na hora de mentir. Precisei de um tempo para conquistar a força para contar a ela (Susan Wilson). Você precisa construir um elo de confiança com alguém. Tirei um grande peso dos meus ombros ao contar para ela”, explicou.