PUBLICIDADE
Topo

Esporte


NBA: O que significa, como funciona a temporada regular, playoffs e mais

Tima EUA vence Time Mundo no All-Star Game 2020 - Jonathan Daniel/Getty Images/AFP
Tima EUA vence Time Mundo no All-Star Game 2020 Imagem: Jonathan Daniel/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

26/06/2020 04h00

A NBA é a principal liga profissional de basquete do mundo e coleciona fãs espalhados por todos os países, inclusive no Brasil. Algumas franquias movimentam milhares de fãs a cada partida da temporada.

Grandes atletas também atingiram o auge atuando na liga norte-americana. Por isso, o UOL Esporte responde as perguntas mais populares sobre a liga.

O que significa NBA?

NBA é a sigla de National Basketball Association (em português, Associação Nacional de Basquete).

O que é NBA?

A NBA é a principal liga de basquete profissional no mundo. Disputada por 30 franquias, sendo 29 sediadas nos Estados Unidos e uma no Canadá, o torneio é o mais assistido do esporte pelo mundo.

A NBA foi fundada em junho de de 1946 como BAA (Basketball Association of America) e passou a ter o nome atual em 1949 após a fusão com outra liga, a NBL (National Basketball League).

Como funciona a NBA?

A NBA funciona como uma liga independente e que dita as próprias regras através de votações com as 30 franquias que foram o campeonato. Inclusive, a liga tem regras diferentes das impostas pela Federação Internacional de Basquete.

As 30 equipes são divididas em duas conferências, Leste e Oeste, cada uma com 15 times, que se enfrentam para definir as 16 que avançarão para os playoffs - oito de casa lado. E cada conferência é dividida em três divisões, cada uma com cinco equipes.

Como funciona a temporada regular da NBA?

A temporada regular da NBA funciona pelo sistema de "pontos corridos". A equipe que somar mais vitórias conquista a melhor campanha e vantagem de mando de quadra para os playoffs. Cada franquia disputa 82 partidas.

Cada equipe enfrenta quatro vezes os outros times da mesma divisão, encara três ou quatro vezes as franquias da mesma conferência, mas das outras duas divisões e duela duas vezes com rivais da outra conferência.

Como é a classificação para os playoffs da NBA?

A NBA é dividida em duas conferências, a Leste e a Oeste. Cada uma delas tem 15 franquias que disputam oito vagas para os playoffs da NBA. Assim, 16 equipes, sendo metade de cada conferência, avançam para os playoffs da liga.

Quais canais transmitem a NBA?

A NBA é transmitida no Brasil pelos canais ESPN e pelo SporTV. O fã brasileiro também pode assinar o serviço de stream da liga, o NBA League Pass.

Como funciona o draft da NBA?

O Draft da NBA é o evento anual para a seleção de novos talentos para as franquias. Cada equipe tem duas escolhas, totalizando 60 jogadores escolhidos em duas rodadas.

A ordem de escolha é definida pelo desempenho na temporada anterior. As 14 equipes que não avançaram para os playoffs participam de uma loteria para a definição da ordem. As outras 16 escolhas são definidas pela classificação na temporada na ordem inversa, sem contar o desempenho nos playoffs.

Quando começa a temporada da NBA?

A temporada 2020/21 da NBA deve começar no dia 1º de dezembro por conta do atraso do desfecho da temporada 2019/20.

Quanto tempo dura a temporada da NBA?

O tempo de duração da temporada completa da NBA pode variar pela duração dos playoffs, mas geralmente a liga inicia no começo de outubro e se encerra entre o final de maio e o começo de junho do ano seguinte.

Como funciona a tabela de classificação da NBA?

A tabela da NBA funciona de forma simples: As oito equipes que tiverem as melhores campanhas avançam para os playoffs. Não existe empate na liga, assim, cada vitória vale um ponto e a derrota vale zero

Como funcionam os playoffs da NBA?

Os playoffs da NBA reúnem as oito melhores equipes de cada conferência, Leste e Oeste, na disputa pelo título da temporada. O time de melhor campanha na temporada regular enfrenta o oitavo colocado, o segundo encara o sétimo, o terceiro enfrenta o sexto e o quarto enfrenta o quinto.

Todas as fases são disputadas em melhor de sete jogos. A equipe com melhor desempenho tem o mando de quadra e decide a série em casa em um eventual jogo sete.

Como funcionam as finais da NBA?

As finais da NBA são disputadas pelos times vencedores das Conferências Leste e Oeste. A equipe que tiver a melhor campanha na temporada regular fica com a vantagem no mando de quadra, disputando os dois primeiros jogos em casa e, se necessários, os jogos 5 e 7.

Quantos jogos tem a final da NBA?

A final da NBA é disputada em melhor de sete jogos. Ou seja, o time que alcançar primeiro quatro vitórias fica com o título da temporada. Assim, a final da NBA tem entre quatro e sete partidas.

Qual time tem mais títulos da NBA?

O Boston Celtics, com 17 títulos, é o time com mais conquistas da NBA. O Los Angeles Lakers soma 16 troféus da liga.

Quantas vezes os times se enfrentam na NBA?

A NBA tem um modelo definido para montar a tabela de jogos da temporada regular. Cada time enfrenta quatro vezes os times da sua própria divisão, além disso encara três ou quatro vezes - o número varia a cada temporada - as equipes das outras divisões da mesma conferência. E ainda são realizados dois jogos contra equipes da outra conferência.

Assim, cada time faz 82 jogos na temporada regular, sendo 41 como mandante e 41 como visitante.

O que é o MVP da NBA?

O MVP (Most Valuable Player na sigla em inglês) da NBA é um prêmio dado ao jogador de maior destaque da temporada regular. O atleta é escolhido em uma votação entre jornalistas especializados que participam da cobertura da liga.

Qual o jogador mais alto da NBA?

O jogador mais alto na atual temporada da NBA é o senegalês Tacko Fall, de 23 anos, do Boston Celtics. Ele mede 2,31m.

Qual o jogador mais caro da NBA?

O jogador com o maior salário da NBA na temporada 2019/20 é o armador Stephen Curry. O jogador receberá 40,2 milhões de dólares do Golden State Warriors, segundo o site especializado 'Spotrac'.

Esporte