Topo

Fórmula 1

Alonso perde dentes e tem mandíbula reposicionada em cirurgia, diz jornal

Piloto espanhol de 39 anos está de volta à Fórmula 1 e vai representar a Alpine, ex-Renault, nos grids - SOPA Images/SOPA Images/LightRocket via Gett
Piloto espanhol de 39 anos está de volta à Fórmula 1 e vai representar a Alpine, ex-Renault, nos grids Imagem: SOPA Images/SOPA Images/LightRocket via Gett

Do UOL, em São Paulo

12/02/2021 07h48

Horas depois de sofrer um grave acidente de bicicleta em uma estrada na Suíça, o piloto Fernando Alonso passou por uma cirurgia bem-sucedida na manhã de hoje.

De acordo com o jornal Marca, o espanhol, que volta à Fórmula 1 neste ano, teve dentes extraídos e a mandíbula reposicionada pelos médicos durante a operação. Ele está bem e inicia seu processo de recuperação.

A Alpine, escuderia do piloto, se manifestou nesta manhã. Em comunicado, a ex-equipe Renault confirmou uma fratura na mandíbula e afirmou que ele ficará em observação no hospital por 48 horas. Os médicos se mostraram "satisfeitos" com o progresso do espanhol.

A partir de agora, a grande preocupação em torno de Alonso tem relação com a sensibilidade da região após o procedimento.

Isso porque os capacetes da F1 ficam presos exatamente na região da mandíbula, bastante afetada no acidente. O início da temporada se dará no mês que vem, com testes no Bahrein. A primeira prova da temporada acontecerá no dia 28 de março.

O acidente

De acordo com o jornal italiano Gazzetta dello Sport, Alonso foi atropelado por um carro nas proximidades da cidade de Lugano, na fronteira entre a Suíça e a Itália, foi socorrido rapidamente e os primeiros exames teriam constatado possíveis fraturas.

As informações são escassas pelo fato de a Suíça ter políticas diferentes em relação à divulgação de acidentes. Segundo o Marca, as informações chegam a "conta-gotas".

Alonso é um ávido ciclista e costuma treinar inclusive com profissionais quando está na Espanha. Ele está retornando ao grid da Fórmula 1 depois de duas temporadas afastado, em que correu em diversas categorias, tornando-se campeão do Mundial de Endurance, vencendo as 24 Horas de Le Mans e participando do Rally Dakar em 2020. O bicampeão mundial da Fórmula 1 tem 39 anos.

Fórmula 1