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Fórmula 1


Com pintura totalmente nova e motor Honda, Red Bull lança novo carro

Carro da Red Bull para a temporada 2019 da Fórmula 1 - Divulgação
Carro da Red Bull para a temporada 2019 da Fórmula 1 Imagem: Divulgação

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Londres (ING)

13/02/2019 10h02

Uma das equipes que mais geram expectativa para a temporada 2019 da Fórmula 1, a Red Bull revelou seu carro nesta quarta-feira. E, assim como a Mercedes, já colocou o novo modelo na pista, em um teste para checar os sistemas do carro realizado no circuito de Silverstone, na Inglaterra. Logo no lançamento, o carro já chamou a atenção pela pintura diferente e pelo bico bastante trabalhado e sidepods (veja detalhe na foto) inovadores, com aberturas bem altas e menores que os demais carros.

Detalhe do sidepod da Red Bull chamou a atenção no lançamento - Divulgação
Detalhe do sidepod da Red Bull chamou a atenção no lançamento
Imagem: Divulgação

Em relação à pintura, contudo, a Red Bull disse que ela era "única", deixando em aberto se ela só será usada durante os testes de pré-temporada. Algo que o time já fez no passado.

Depois de ver Daniel Ricciardo se transferir para a Renault, a Red Bull terá o francês Pierre Gasly, de 23 anos, ao lado de Max Verstappen, de 21, formando a segunda dupla mais jovem do grid, atrás da McLaren, que tem Carlos Sainz (24) e Lando Norris (19).
Divulgação
Imagem: Divulgação
A grande novidade do time, contudo, está debaixo da carenagem: a Red Bull trocou a Renault pela Honda, e tem se mostrado muito confiante com a evolução dos japoneses desde o ano passado, quando eles passaram a equipar a Toro Rosso, time satélite da própria Red Bull.
O motor é visto como um grande entrave para o time tetracampeão entre 2010 e 2013 voltar a lutar por títulos, o que não ocorre justamente depois da troca dos V8, cujo desenvolvimento era congelado, pelos V6 turbo híbridos. Na avaliação da direção da Red Bull, é fundamental ser uma equipe de fábrica ou com esse tipo de tratamento para encarar Mercedes e Ferrari e, por conta disso, o time acabou com a longa parceria com a Renault e apostou nos japoneses, mesmo que eles tenham sofrido especialmente nas três primeiras temporadas, com a McLaren.
Do lado aerodinâmico, por sua vez, o time tem motivos para demonstrar confiança, já que, nos últimos anos, sempre foi forte em pistas nas quais o motor não falava tão alto, como Mônaco. O fato desta temporada apresentar um novo regulamento também pode ser um fator positivo, embora a Red Bull seja uma das equipes que mais tiveram que mudar a filosofia do carro para incorporar as mudanças.
Em 2019, Os carros terão asas mais largas, altas e simples, a fim de "limpar" o ar e ajudar um carro a seguir o rival de mais perto, criando mais chances de ultrapassagens. Na asa dianteira, a largura e altura aumentaram em 20cm, e ela estará 25cm mais à frente que em 2018. Já a asa traseira "sobe" 2cm, tem aumento de 10cm de largura e a abertura do DRS ganha também 2cm, aumentando seu potencial em cerca de 25%. Outra mudança importante é o aumento do limite de combustível de 105kg para 110kg, permitindo que os pilotos forcem mais durante as corridas.

Seis das 10 equipes no grid já mostraram seus carros ou novas pinturas. Ainda nesta quarta-feira, a Racing Point (ex-Force India) fará seu lançamento. A McLaren apresenta o carro na quinta-feira, a Ferrari, na sexta-feira. E a Alfa Romeo (ex-Sauber) só revelará seu modelo pouco antes do início dos testes de pré-temporada, em Barcelona, na Espanha.