Topo

Fórmula 1

F1: Pilotos querem substituir retrovisores por câmeras com novo regulamento

Pilotos defendem a alteração dos atuais espelhos dos carros da Fórmula 1 - AP Photo/Manu Fernandez
Pilotos defendem a alteração dos atuais espelhos dos carros da Fórmula 1
Imagem: AP Photo/Manu Fernandez

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/10/2018 10h43

Os pilotos da Fórmula 1 acreditam ter uma alternativa para diminuir os acidentes. Em Austin, durante a última etapa, alguns nomes da categoria máxima do automobilismo propuseram trocar os espelhos retrovisores por câmeras e telas traseiras no novo regulamento, atualizado para 2019. A informação foi trazida nesta sexta-feira (26), dia de abertura das atividades no México, pela revista Autosport.

Leia mais
Vettel e Ferrari deixaram temporada competitiva da Fórmula 1 virar lavada
Raikkonen elogia Alonso em dia de homenagens ao espanhol da McLaren
Hamilton elogia filho de Michael Schumacher e prevê chegada à Fórmula 1

Segundo a publicação, os pilotos reclamam que os atuais espelhos têm visibilidade limitada e dificulta manobras defensivas, especialmente quando o adversário atrás está com a asa móvel aberta – o que potencializa o aumento de velocidade e facilita as ultrapassagens em linha reta.

Enquanto os espelhos são modificados para o novo regulamento, os pilotos se apegaram a outras categorias de monopostos e sugeriram a instalação de câmeras como alternativa para melhorar a pilotagem.

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) analisa três problemas de antemão nesta tentativa de mudança por parte dos pilotos. Como ajustar o brilho das câmeras para diferentes condições de clima? Como as telas entrariam dentro do cockpit ou na posição dos espelhos? Há também a preocupação de como os pilotos dividiriam o foco entre as telas e a pista.

A campanha pública de alguns dos pilotos nas últimas semanas. “Percebemos que, com os espelhos que temos, não podemos ver totalmente atrás de nós. Temos que colocar um pouco de culpa também nos espelhos, que não são bons suficientes para os padrões da F1. Propusemos câmeras, e acho que a FIA vai olhar isso. Não é algo esclarecido”, diss Carlos Sainz Jr., da Renault.

“Não vejo razão para que isso não funcione. Existem carros de estrada e de corrida com tecnologias inteligentes feitas nos espelhos, como câmeras. Tenho certeza que isso poderia ser feito e seria bom de ver”, defendeu Valtteri Bottas, da Mercedes.

Fórmula 1