Com palavrões e cobrança pública, Red Bull se revolta contra Renault
Se a relação entre a equipe Red Bull e a fabricante de motores Renault já parecia conturbada, o GP da Hungria neste domingo foi o palco para uma lavação de roupa suja em público entre as duas companhias, que já anunciaram o divórcio no fim desta temporada da Fórmula 1.
A prova acabou com a vitória de Lewis Hamilton, da Mercedes, que ampliou sua liderança no campeonato de pilotos.
A gota d’água para o time austríaco aconteceu ainda na quinta volta da corrida em Budapeste, quando o holandês Max Verstappen precisou abandonar a prova por um problema mecânico em seu carro. O piloto de 20 anos não se segurou e desabafou em uma conversa via rádio com seus mecânicos. O diálogo, pontuado com palavrões, foi reproduzido na transmissão oficial da prova.
“What a fucking joke with this shit! [Que piada essa m****!]”, disse Verstappen ao ver seu carro parar de funcionar por falta de potência no motor. “Toda essa p**** de tempo perdido com essa m****, honestamente!”
O desabafo do holandês pareceu a verbalizar uma irritação que já vem crescendo na garagem austríaca ao longo de desempenhos decepcionantes na temporada.
Mais tarde, o chefe da Red Bull Christian Horner, não se furtou de vir à público para se mostrar insatisfeito com o motor produzido pela fabricante francesa: “Nós pagamos milhões de libras por um produto de primeira classe e você pode perceber que estamos muito aquém disso”, afirmou ele à “Sky Sports”.
Horner disse que iria deixar o diretor da Renault Cyril Abiteboul “aparecer com suas desculpas depois.”
A Renault foi a fornecedora de motores da Red Bull durante quatro anos consecutivos, entre 2010 e 2013, quando a equipe conseguiu o título mundial tanto de pilotos quanto de construtores, mas a relação entrou em turbulência nos últimos anos. O australiano Daniel Ricciardo, que fez uma incrível corrida de recuperação na Hungria e terminou em quarto após largar em 12º, abandonou a prova da Alemanha na semana passada por problemas no motor.
“Falha de motor pode acontecer a qualquer momento, mesmo com um motor novo. Infelizmente isso pode acontecer, assim como já aconteceu no passado”, disse Cyril Abiteboul, após a prova em Hockenheim ao site motorsport.com.
A temporada de 2018 é a última da parceria Red Bull/Renault. Em 2019, a equipe usará motores Honda.
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