Topo

Fórmula 1

Hamilton ganhou título por antecipação. Mas a Mercedes teve o melhor carro?

Lewis Hamilton e Sebastian Vettel se cumprimentam após o treino classificatório para o GP do Japão - AFP PHOTO / Kazuhiro NOGI
Lewis Hamilton e Sebastian Vettel se cumprimentam após o treino classificatório para o GP do Japão Imagem: AFP PHOTO / Kazuhiro NOGI

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

30/11/2017 04h00

A temporada de 2017 acabou com 146 pontos de diferença entre a campeã Mercedes e a segunda colocada Ferrari, indicando a vantagem do time alemão. Por outro lado, os italianos tiveram mais problemas de confiabilidade, tendo de usar motores bastante gastos pela maior parte do ano, enquanto os alemães só tiveram uma quebra, com Valtteri Bottas. Mas, afinal, quem teve o melhor carro?

O consultor da Mercedes, Niki Lauda, defende que, no geral, a Ferrari teve um pacote melhor e a Mercedes dependeu mais da adaptação a cada pista - e só ganhou ambos os títulos devido à pilotagem de sua estrela Lewis Hamilton.

Perguntado pelo UOL Esporte se concorda com a opinião do chefe, Hamilton disse que, se fez mesmo a diferença em 2017, é porque fez o seu trabalho.

“É uma pergunta difícil. Acho que Niki me apoiou muito neste ano e tudo o que posso dizer é que ele não mente. Ele é muito claro com suas opiniões e como ele se sente sobre qualquer coisa. Então, se ele se sente dessa maneira, é um grande elogio para mim. Acredito que nós vencemos juntos neste ano, a confiabilidade foi incrível. Houve alguns cenários em que nós não éramos rápidos o bastante nos quais eu deveria mesmo fazer a diferença. Então é bom ver que, às vezes, eu fiz isso".

Hamilton no carro - Clive Mason/Getty Images/AFP - Clive Mason/Getty Images/AFP
Para Niki Lauda, Mercedes só ganhou Mundial de Construtores pelo desempenho de Hamilton
Imagem: Clive Mason/Getty Images/AFP

Seu companheiro, Valtteri Bottas, que foi terceiro no campeonato, fala em um duelo bastante igualado. “No geral, é difícil dizer. Realmente variou de corrida para corrida. Às vezes eles tiveram um carro melhor, outras esteve muito igualadas e houve provas em que dominamos. Não saberia fazer um balanço geral, teria que rever a temporada".

Do lado da Ferrari, Kimi Raikkonen reconhece que o equipamento da Ferrari era muito bom, mas destacou que a pontuação mostra quem foi melhor ao longo de todas as etapas do ano.

"Acho que tivemos um bom carro. Provavelmente não foi sempre o melhor, mas foi muito forte em todas as pistas no geral. Mas no final o que contam são os pontos e quem tinha o melhor carro ganhou. Mas não é fácil julgar um carro: depende do circuito, das condições. Por isso acho que a pontuação mostra quem teve o melhor carro no ano".

Raikonen e Vettel - AP Photo/Darko Bandic - AP Photo/Darko Bandic
Raikonen não concorda com Lauda e acredita que Mercedes mostrou um carro mais consistente
Imagem: AP Photo/Darko Bandic

Olhando de fora a batalha, Fernando Alonso foi outro que preferiu não apontar quem foi melhor. “Eles têm mais detalhes porque estavam envolvidos diretamente, mas acho que foi muito igualado. Foi uma temporada fantástica justamente por isso e acho que os fãs adoraram.”

Felipe Massa, por sua vez, não concorda com Lauda. Para o brasileiro, o fato da Mercedes ter encontrado soluções para os problemas que teve na primeira metade do ano deu a vantagem ao time alemão no final.

“Não acho que a Ferrari foi melhor. Isso aconteceu em algumas corridas mais na primeira metade do ano, mas depois a Mercedes se achou e acabou com os problemas que eles tiveram em algumas provas. Nada contra o Hamilton: ele sem dúvida é o melhor piloto no momento e merece tudo o que está tendo mas, sem dúvida, ele teve o melhor carro.”

A temporada da Fórmula 1 terminou no último domingo, em Abu Dhabi, com vitória de Bottas. O campeonato já estava decidido a favor de Hamilton com duas etapas de antecipação, desde o GP do México.

Fórmula 1