Hamilton diz que Vettel foi rude em batida; ferrarista fala em 'injustiça'
O GP do Azerbaijão pode mudar os rumos da disputa pelo título entre Lewis Hamilton e Sebastian Vettel: o clima entre os rivais, que era de muito respeito nas primeiras provas da temporada, esquentou depois que o alemão reagiu de forma agressiva ao que considerou uma manobra errada do inglês.
O lance aconteceu durante o segundo período de Safety Car de uma movimentada corrida em Baku: podendo ditar o ritmo pois o carro de segurança iria para os boxes naquela volta, Hamilton saiu bastante lento da curva 15 e Vettel,
Sob bandeira amarela e safety car na pista, o piloto da Mercedes reduziu bruscamente a velocidade na bandeira amarela, fazendo os testes de freio. Vettel não conseguiu frear a tempo e acertou a traseira da Mercedes.
Irritado, Vettel foi tirar satisfação, colocando-se lado a lado com Hamilton e batendo de propósito no inglês. O piloto da Ferrari acabou sendo punido com um stop and go de 10s e teve três pontos somados a sua superlicença. Agora, ele soma 9 pontos nos últimos 12 meses. Se levar mais três pontos na próxima etapa, na Áustria, será banido por um GP.
Perguntado pelo UOL Esporte sobre o que pensou no momento em que sentiu a segunda batida, Hamilton, que se mostrou calmo, porém bastante decepcionado com o comportamento de Vettel, disse: “Achei rude. O que aconteceu ficou bem claro. O que eu posso dizer é que a conduta de um tetracampeão hoje não foi correta. Quando o Safety Car liga a luz e mostra que vai para os boxes, eu posso controlar o ritmo, então passei a desacelerar como já tinha feito antes. Mas naquela hora obviamente ele não estava prestando atenção. Não sei que tipo de pena deveria ser dada para esse tipo de conduta. É muito imprudente, é coisa que se vê em kart, não em um tetracampeão do mundo.”
Vettel acusou Hamilton de ter freado deliberadamente para causar a batida, mas o inglês negou que isso tenha acontecido. “Estou liderando e com um ritmo melhor, por que eu iria frear para bater? Não me puniram porque eles viram os dados do meu carro, O que aconteceu foi uma falta de respeito.”
O piloto da Ferrari, por sua vez, disse não ter entendido a punição. “Acho que foi simples. Ele decidiu deixar o Safety Car aumentar a distância, e não é a primeira vez que faz isso. O problema é que, se o cara que está em segundo tem dificuldade, imagine quem está atrás. Não é assim que se faz e não sei por que fui punido e ele não. Ele não pode fazer isso, eu estraguei minha asa dianteira e a traseira do carro dele. Não tenho nada contra ele, só não acho que foi certo o que ele fez.”
A reação do paddock
Foi difícil encontrar no paddock em Baku alguém que tenha apoiado a postura de Vettel. Os ingleses, particularmente, foram bastante duros com o piloto alemão. “Acho que foi uma manobra petulante e algo que um tetracampeão do mundo deveria saber controlar”, disse o campeão de 1996, Damon Hill.
Perguntado pelo UOL Esporte sobre o lance, o vencedor da prova, Daniel Ricciardo, também apoiou Hamilton. “Lewis tem o direito de controlar o ritmo porque ele estava liderando a corrida. Então com certeza não foi culpa do Lewis. Digamos que Seb se empolgou um pouco.”
Após o lance, a corrida acabou tendo bandeira vermelha devido aos vários detritos que estavam na pista e, no retorno da bandeira verde, a peça que serve de encosto para a cabeça de Hamilton estava solta, obrigando o piloto a fazer um pit stop forçado. Com isso, Hamilton acabou voltando atrás de Vettel mesmo após a punição ter sido paga pelo alemão que, acabou chegando em quarto. Como o piloto da Mercedes foi o quinto, Vettel abriu mais dois pontos na liderança do campeonato e agora tem 14 de vantagem após oito etapas.
Revoltado, Vettel colou o carro ao lado de Hamilton e gesticulou. Os dois carros se tocaram novamente, aparentemente com o alemão jogando o carro em cima do rival. Sem danos significativos, os dois carros continuam na prova.
Nos boxes, com a prova interrompida, o inglês saiu do carro para ver se havia alguma avaria na Mercedes. Vettel, que estava metros adiante, reclamava com engenheiros da Ferrari sobre o ocorrido na pista.
Após a prova, Hamilton comentou ao site da Fórmula 1: "Não há nada que eu possa dizer sobre isso. Isso já foi e virou pó", lamentou.
Pouco depois, ao UOL Esporte, Hamilton voltou a ser questionado sobre o comportamento de Vettel: "Ele foi rude", respondeu o inglês.
Vettel diz que Hamilton também deveria ser punido
A organização da prova deu uma punição de 10 segundos nos boxes para Vettel pelo ocorrido com Hamilton. O alemão voltou à frente de Hamilton, mas atrás de outros pilotos. O ferrarista terminou em quarto.
Vettel disse à reportagem que considerou injusto somente ele ser punido pelo choque. "A punição deveria valer para os envolvidos".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.