Topo

Fórmula 1

Hamilton diz que vai para cima de Rosberg. Red Bull aposta em estratégia

Dan Istitene/Getty Images
Imagem: Dan Istitene/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Hockenheim (ALE)

30/07/2016 15h00

No papel, o GP da Alemanha será uma disputa interna entre os pilotos da Mercedes, com Nico Rosberg largando em primeiro e Lewis Hamilton em segundo. Porém, as altas temperaturas observadas nos últimos dias em Hockenheim prometem abrir as possibilidades de estratégia e beneficiar Red Bull e Ferrari na briga com os líderes do mundial.

Tanto que a terceira colocação, a menos de quatro décimos da pole position, animou Daniel Ricciardo, da Red Bull. “Se conseguíssemos estar meio segundo não seria um resultado ruim para a classificação, então isso nos dá confiança para a corrida”, afirmou o australiano, que larga ao lado do companheiro Max Verstappen.

“Eu tenho pneus diferentes [em relação à Mercedes], então tomara que isso faça com que seja. Isso pode gerar algumas estratégias diferentes entre os carros da ponta. Tomara que funcione porque, se esse for o caso, os fãs terão uma boa corrida em suas mãos.”

Dentro da Mercedes, como é improvável que o time adote estratégias diferentes para seus pilotos, Hamilton fala em tentar ultrapassar Rosberg na pista para aumentar sua vantagem no campeonato. Sua primeira chance seria na largada, ainda que o alemão tenha lembrado que “a distância até a primeira curva aqui é pequena”. O inglês, contudo, fala em atacar desde o início. “Você sempre assume os riscos calculados, em qualquer pista. Aqui é mais fácil de ultrapassar do que na última corrida, o que não quer dizer que vou ter uma oportunidade”, ponderou o tricampeão.

Citada pelo pole Nico Rosberg como uma das possíveis rivais, a Ferrari mais uma vez decepcionou em classificação, mas espera um ritmo melhor na corrida, como tem sido de praxe nos últimos GPs.

“Está claro que não fomos tão competitivos quanto gostaríamos na classificação, é só ver a diferença para a Force India, de apenas dois décimos: sabemos que é muito mais que isso. Então devemos ser mais competitivos em relação a hoje na corrida. Mas ainda falta equilíbrio, por uma combinação de várias coisas. Não gostaríamos de culpar pneus porque o retorno foi bom, mas o rendimento ainda não está lá”, afirmou Sebastian Vettel, que foi superado pelo companheiro Kimi Raikkonen neste sábado e larga em sexto.

O GP da Alemanha é o último da primeira parte da temporada, antecedendo uma pausa de quatro semanas até a prova da Bélgica, no final de agosto. Lewis Hamilton lidera a tabela, com seis pontos de vantagem para Rosberg.

Fórmula 1