Topo

Fórmula 1

Rosberg se defende após fazer pole sob bandeira amarela

Dan Istitene/Getty Images
Imagem: Dan Istitene/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Budapeste (Hungria)

23/07/2016 11h37

Nico Rosberg chegou pressionado ao GP da Hungria, tendo vencido apenas uma das últimas cinco provas e sabendo que Lewis Hamilton tem um currículo invejável na pista de Hungaroring. Mas o alemão conseguiu bater o inglês em uma disputa emocionante pela pole position.

Hamilton vinha com a pole provisória e estava melhorando seu tempo quando encontrou a McLaren de Fernando Alonso rodada na brita, tirou o pé devido à bandeira amarela e abriu o caminho para Rosberg melhorar seu tempo.

O alemão também passou pelo trecho de bandeira amarela e garante que desacelerou suficientemente para escapar de uma punição.

“Com certeza eu sabia que havia uma bandeira amarela dupla, mas tirei bastante o pé e não melhorei meu tempo naquele setor, então acho que não haverá problemas”, disse o alemão, que salientou as dificuldades de uma classificação disputada em parte sob chuva.

“Foi uma classificação muito desafiadora, com as condições mudando o tempo todo. Foi incrível que a pista secou no final, mas as zebras estavam molhadas e tínhamos de ter muito cuidado ao acionar o DRS.”

O fato do piloto ter feito a pole mesmo alegando ter tirado o pé gerou muita polêmica após a classificação, mas o chefe Toto Wolff fez questão de salientar que "a FIA tem todos os dados de telemetria e, se eles nem quiseram investigar, é porque não aconteceu nada de errado" e comparou os torcedores que questionaram o resultado a "um campo de futebol com 50.000 treinadores". Para o austríaco, "a telemetria mostra que ele tirou o pé de forma significativa."

Sobre a corrida, Rosberg acredita que está em uma boa colocação, especialmente pelo ritmo demonstrado ao longo do final de semana.

“Acho que estou andando bem em todas as condições neste final de semana, tanto no seco, quanto no molhado, e nas simulações com tanque cheio também, então estou animado para a corrida.”

Hamilton, que ficou com o segundo lugar, não se mostrou muito abalado com a perda da pole.

“Não sei onde o Nico estava e o quanto melhorou. Achei que estava com uma boa volta, estava quatro décimos mais rápido que a volta anterior, quando encontrei Fernando. Mas são coisas que acontecem, é uma parte complicada da pista, não estou tão decepcionado.”

O inglês, que por pouco não foi eliminado na segunda parte da classificação, lembrou que não está tendo um final de semana limpo devido à batida sofrida na segunda sessão de treinos livres, na sexta-feira.

“Geralmente, perder uma sessão não faz tanta diferença, mas aqui é um circuito muito técnico e isso me deixou em desvantagem. Mas foi culpa minha”, reconheceu.

O inglês está a um ponto do alemão na luta pela ponta da tabela. O GP da Hungria tem largada às 9h do domingo pelo horário de Brasília.

Fórmula 1