Topo

Fórmula 1

Após punição a Rosberg, F-1 endurece regras de comunicação via rádio

Julianne Cerasoli

Do UOL, Budapeste (HUN)

21/07/2016 06h45

Após punir Nico Rosberg por receber ajuda dos engenheiros durante o GP da Inglaterra, a FIA decidiu mudar o texto da regra que proíbe os times de dar instruções aos pilotos durante as corridas.

A partir de agora, se uma equipe informar que existe algum tipo de problema, o piloto é obrigado a ir para os pits para reparar o que estiver errado.

Isso visa evitar que as equipes simplesmente aceitem a punição - que, no caso de Rosberg, foi de 10s, adicionados a seu tempo final de prova - e deem instruções. Pela regra anterior, as equipes só poderiam comunicar seus pilotos em caso de uma falha terminal iminente.
Com a nova regra, a perda de tempo será bem mais significativa.

No caso de Rosberg, a Mercedes tinha um problema de câmbio e o piloto foi informado, o que estaria dentro das regras. Porém, quando o engenheiro instruiu o piloto em como proceder para evitar a quebra, a FIA entendeu que a regra foi infringida.

Segundo o documento da FIA, serão permitidas mensagens que “indiquem um problema no carro e que devam incluir uma instrução irreversível para entrar nos pits e retificar o problema ou abandonar”.

No caso de mudanças que podem ser feitas pelo volante, a FIA determina que as “instruções para a seleção de configurações só podem ser feitas pelo único propósito de evitar a perda de função de um sensor ou controlador cuja degradação ou fala não foi detectada pelo software onboard.” Porém, caso isso ocorra, o time precisa demonstrar à FIA que o carro realmente tinha um problema.

A respeito de danos, as regras agora dizem que os pilotos só podem ser informados de que há problemas com sua carenagem, e não de outros componentes.

Outra mudança na regra permite que instruções sejam dadas para carros que estejam no pitlane. Assim, no caso de um problema, o piloto pode entrar nos pits e receber a mensagem sem ter de parar.

Os treinos livres para o GP da Hungria serão realizados em duas sessões de 1h30 a partir das 5h e das 9h da sexta-feira pelo horário de Brasília. A terceira sessão, de 1h, começa às 6h do sábado, pouco antes da classificação, às 9h. A largada está marcada também para as 9h, do domingo. 

Fórmula 1