Topo

Isadora faz história e é a 1ª brasileira a avançar para final da patinação

Ela ainda pode se tornar a brasileira com melhor resultado da história dos Jogos de Inverno, dentre todos os esportes - Harry How/Getty Images
Ela ainda pode se tornar a brasileira com melhor resultado da história dos Jogos de Inverno, dentre todos os esportes Imagem: Harry How/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

20/02/2018 23h51

Pela primeira vez na história, o Brasil terá um representante no programa longo da patinação artística individual da Olimpíada de Inverno. Na prática, isso significa que Isadora Williams disputará uma final de sua categoria em PyeongChang, na Coreia do Sul.

A atleta obteve a maior nota de sua carreira (55.74) na noite desta terça-feira (20), no programa curto, e avançou para a próxima etapa ao lado de outras 23 patinadoras – no total, contando com Isadora, 30 estiveram na disputa.

Isadora tem 22 anos, nasceu em Marietta (Geórgia, Estados Unidos) e é filha de uma brasileira. Ela recebeu 55,74 pontos por sua apresentação ao som da canção Hallelujah, na versão da cantora K. D. Lang. Ela terminou o dia na 17ª colocação. 

Com o resultado, Isadora disputará o programa longo, que será realizado a partir das 22h desta quinta-feira (horário de Brasília). Esta é a segunda vez que a brasileira disputa uma edição da Olimpíada de Inverno. Em Sochi-2014, ela terminou em 30º e último lugar, com 40,37 pontos, após cometer erros em sua apresentação. 

O melhor resultado de atletas brasileiros na história das Olimpíadas de Inverno pertence a Isabel Clark, que conquistou o nono lugar no snowboard nos Jogos de Turim, na Itália, em 2006. Se superar esta colocação, Isadora fará história no esporte nacional.

Além da performance histórica de Isadora, a disputa desta quarta-feira ficou marcada pela quebra de recordes mundiais. A russa  Evgenia Medvedeva, bicampeã mundial, obteve 81,61 pontos. Porém, instantes depois, a sua compatriota Alina Zagitova, de 15 anos, conseguiu 82,92 pontos para terminar o dia na liderança e também com o recorde mundial.