Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Timão de Cantillo e Júnior Moraes apanha da bola e do Bragantino

Artur, autor do gol da vitória do Bragantino, disputa lance com Balbuena; só o Braga jogou bola! - Diogo Reis/AGIF
Artur, autor do gol da vitória do Bragantino, disputa lance com Balbuena; só o Braga jogou bola! Imagem: Diogo Reis/AGIF

Colunista do UOL

15/01/2023 18h04Atualizada em 15/01/2023 18h04

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

10 pitacos sobre Red Bull Bragantino 1 x 0 Corinthians:

1) Como os donos da casa tiveram todas as chances reais de gol (destaque para a cabeçada de Sorriso na trave na primeira etapa e três defesaças de Cássio em finalizações de Alerrandro), o 1 a 0, gol de Artur, ficou muito barato para o Corinthians. Sorte do alvinegro que não assistiu à pelada de Bragança Paulista e deu prioridade a Real Madrid 1 x 3 Barcelona. Para quem, como eu, viu a péssima exibição corinthiana logo após acompanhar Tottenham 0 x 2 Arsenal, parecia outro esporte. E Cássio, registre-se, jogou muito mais que Lloris, o capitão do time derrotado no dérbi do Norte londrino.

2) Para além da derrota, a atuação corinthiana na estreia de Fernando Lázaro foi lenta, previsível e constrangedora, lembrando os piores momentos sob o comando de Vítor Genro Preocupado Pereira. Em tempo, desenhando para quem não se dava bem nas aulas de interpretação do texto: não estou, óbvio ululante, comparando o trabalho de Lázaro, que teve apenas um jogo e muitos desfalques, com quem teve quase toda a temporada 2022, mentiu descaradamente e desavergonhadamente sobre sua permanência e não ganhou absolutamente nada.

3) O inexistente Cantillo entrou no lugar de Fausto ainda no primeiro tempo, após o ótimo volante titular sentir dores no tornozelo. Tão ou mais preocupante para a Fiel quanto ver o Corinthians sem Fausto é ver a equipe com Cantillo, que não é, nunca foi nem nunca será volante! Com Cantillo (herança dos tempos do fraquíssimo Tiago`n`Roll Nunes) na cabeça de área, é impossível o Corinthians ter dias melhores. E isso é dito aqui e em todas as minhas tribunas desde que o clube rifou Ralf para trazer o colombiano: viva a memória!

4) Renato Augusto, que fez uma "programação especial de pré-temporada", ficou fora da partida de estreia contra o Bragantino. Até dezembro, quantos jogos o meio-campista ficará de fora por questões físicas? O salário do camisa 8 é compatível a quem será usado com parcimônia ou são vencimentos de craque que tem a responsabilidade de comandar a equipe na temporada?

5) O jovem e muito bom jogador Yuri Alberto, que teve uma negociação muito mal explicada, também ficou de fora com dores no tornozelo, mas, neste caso, a tendência é que jogue a maioria dos jogos do Corinthians. Como Júnior Moraes o substituiu em Bragança, a Fiel precisa torcer para que Yuri Alberto jogue quase todas!

6) Por falar na permanência de Yuri Alberto, Du Queiroz, que zarpa no meio do ano para o Zenit, fará muita falta como opção no elenco. O meio-campista não tem o mesmo talento de Giuliano, Paulinho, Maycon e Renato Augusto, mas marca, corre, joga e se multiplica em campo. Às vezes, é verdade, ou melhor, muitas vezes, Du se atrapalha com a bola...

7) Aos 32 minutos do primeiro tempo, Rapahel Claus sinalizou que o jogo seguiria sem o "auxílio" do lixo do VAR. Seria uma bênção para o futebol paulista, brasileiro, sul-americano, mundial e interplanetário, se esse circo eletrônico nunca mais voltasse a assassinar o futebol!

8) Com tanta coisa boa para imitar da Copa do Mundo, o soprador de apito Raphael Claus (o pavão que, paradoxalmente, fez um Mumdial discreto no Qatar) copiou a palhaçada dos acréscimos intermináveis! Cabe a FPF acabar com esse circo!

9) Deveria constar como cláusula pétrea no estatuto do Sport Club Corinthians Paulista que a camisa preta deve sempre vir acompanhada das tradicionais listras brancas verticais. É inacreditável como, de forma reiterada, o Timão abre mão do seu manto tradicional, aquele mesmo que vestiu em 13 de outubro de 1977. Camisa toda preta é bonita e tal, mas não é o uniforme do Corinthians: simples assim!

10) Não acredito que será em 2023 que o Bragantino repetirá a façanha de 1990 e conquistará o seu segundo Paulistão. Mas a equipe da Red Bull deve ficar com um das duas vagas do Grupo A na briga com Santos, Botafogo e Internacional de Limeira.

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Leia AQUI todas as colunas Vitor Guedes no UOL Esporte

E me siga no Twitter e no Instagram